Resultados reafirmam a força da estratégia ‘LUXignite’ e do posicionamento ‘Pop Luxury’ adotados pela marca

Por Godfrey Deeny*
A Swarovski reportou um aumento de 6% na receita em 2024, para 1,91 bilhão de euros, uma melhoria significativa no seu desempenho comercial.
“A recuperação da Swarovski está a todo o vapor, com mais um ano de grande progresso, incluindo um forte crescimento orgânico e melhorias significativas no EBIT e no cash-flow, impulsionadas pela desejabilidade recorde da marca, coleções de produtos atrativas e uma experiência de varejo envolvente”, disse a empresa em comunicado na quinta-feira, 20 de março.
Com sede em Wattens, na Áustria, a Swarovski Crystal Business — o seu nome completo — anunciou também “um crescimento robusto de 8% em um ambiente comercial difícil” para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024.
Historicamente uma empresa reticente quando se trata de revelar resultados completos, a Swarovski alardeou um forte quarto trimestre com um crescimento orgânico de 11%. A empresa acrescentou que o EBITDA subiu dois dígitos e que o lucro operacional foi totalmente positivo pela primeira vez em cinco anos, embora não tenha fornecido um valor exato para nenhum dos resultados financeiros.
A empresa passou por alguns anos difíceis, sofrendo perdas raras, principalmente durante a Covid, mas parece estar finalmente se recuperando.
Estes resultados reafirmam a força da direção estratégica da Swarovski sob a estratégia LUXignite e a sua transformação relacionada em torno do seu posicionamento Pop Luxury, que complementa o legado icônico da marca com relevância cultural contemporânea, declarou a Swarovski no comunicado.
O CEO Alexis Nasard afirmou: “Esta entrega de resultados forte e consistente valida ainda mais a potência da estratégia LUXignite e a capacidade da Swarovski de executar com excelência. Estas conquistas num ambiente difícil e volátil são um tributo à dedicação dos colaboradores e parceiros da Swarovski em todo o mundo e ao apoio do nosso conselho e acionistas.”
A Swarovski começou a renascer após a sua primeira diretora criativa, Giovanna Battaglia, ter sido nomeada na primavera de 2020. Battaglia introduziu uma abordagem de design mais vanguardista e colorida às joias da marca, juntamente com um preço mais democrático e a abertura de lojas em destinos mais populares. A rentabilidade das lojas aumentou 7% em relação a 2023, disse a Swarovski.
*Godfrey Deeny para Fashion Network. Tradução de Estela Ataíde