Marca brasileira tem a inovação como pilar, ao mesmo tempo que preserva a tradição relojoeira
A Technos reverencia suas origens ao completar 100 anos. A marca que hoje tem o Brasil como sede foi criada na Suíça, país berço da relojoaria mundial. Nasceu em 1924, no pequeno vilarejo de Welschenrohr, pelas mãos da família Gunzinger, uma dinastia de relojoeiros que honrou sua herança cultural e artística. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro relógio oficial da marca.
Mas é preciso voltar quase 200 anos para entender a trajetória inspiradora da Technos e a própria memória do ofício de fabricar relógios. No século XVIII, a peça era artigo de luxo, e a maior parte da população europeia só tinha acesso às horas nos relógios das torres de igrejas, mecanismos que os primeiros Gunzingers dominaram com maestria. Depois de fabricar relógios de torres, passam para peças de bolso com movimento mecânico. Era um trabalho artesanal, que exigia conhecimentos de matemática, astronomia e escultura.
Os relógios de pulso surgiram apenas no início do século XX e se popularizam durante os combates da Primeira Guerra Mundial, auxiliando os soldados nas trincheiras. A Technos, então, passou a desenvolver coleções de pulso que logo foram reconhecidas pela precisão e pela excelência, conquistando cada vez mais consumidores na Suíça e nos países vizinhos. Ao fim do conflito, o mundo passava por mudanças, assim como a empresa familiar, que adotou o nome Technos em 1924.
O nome deriva do grego “techné”, que significa arte ou destreza. Reflete o DNA da marca, que se baseia na inovação, ao mesmo tempo que valoriza a tradição, e a expertise para fazer arte. O rigor técnico, a precisão mecânica e a busca constante pela perfeição foram pilares que sustentaram a marca ao longo de sua história e que permanecem até hoje como parte do seu DNA. Desde o seu início, a Technos sempre foi uma empresa comprometida em oferecer relógios de design atemporal, que atendem às necessidades práticas do dia a dia.
Em recente comunicado, a Technos informou que está preparada para o futuro ao preservar sua essência. A marca, que superou diversas crises mundiais, mantém-se fiel às suas raízes suíças, mesmo após expandir as operações globalmente e diante de grandes transformações. “A Technos é uma marca centenária que nasceu na Suíça e que tem fortes vínculos com o Brasil. Apesar de ser líder de mercado há algumas décadas, tem a tradição de se reinventar e está sempre à frente de seu tempo”, afirmou Joaquim Ribeiro, diretor-presidente do Grupo Technos.