Jameel Mohammed foi o designer vencedor; cerimônia de premiação aconteceu na The Landmark, a icônica flagship da Tiffany na Quinta Avenida
Por Benjamin Fitzgerald*
Tiffany & Co. e o CFDA lançaram uma nova iniciativa otimista que prova que unir forças é algo muito bom. Em sua edição inaugural, a premiação de design de joias Tiffany & Co. X CFDA traz a plataforma de impacto social das famosas grifes de luxo americanas, Atrium, e o programa Impact da CFDA para dar destaque a um grupo diversificado de joalheiros que enfrentam ainda mais obstáculos ao lançar um negócio que requer fundos amplos e conexões fortes, como o negócio de joias.
Selecionado de um grupo de dez designers, o vencedor, Jameel Mohammed, da Khiry, levou para casa o prêmio principal em uma cerimônia íntima realizada na The Landmark, a icônica flagship da Tiffany na Quinta Avenida.
Para entregar o prêmio a Mohammed, o momento foi iniciado com comentários da CMO da Tiffany & Co. Andrea Davey, que expressou o valor compartilhado da Tiffany com o CFDA de apoiar joalheiros emergentes, criatividade e trabalho artesanal. De acordo com Davey, o programa envolveu meses de participantes recebendo treinamento, com o vencedor recebendo US$ 50.000 e uma bolsa de estudos de 12 meses na Tiffany & Co.
Kolb, que falou com o portal FashionNetwork.com antes de discursar na sala, explicou o ímpeto para a nova cerimônia de premiação: “Joias são uma categoria importante e continuam a ter um bom desempenho. Temos muitos programas para apoiar designers de roupas, mas você não vê o mesmo nível de prêmios em dinheiro e mentoria para joias. A Tiffany tem seu programa Atrium que aborda diversidade, equidade e inclusão, e nosso programa CFDA como esse é o Impact. É um desafio ainda maior para esses joalheiros terem sucesso”, disse Kolb, acrescentando: “A parceria com a Tiffany, que tem o legado e o conhecimento, permite que os participantes vivenciem workshops, participem de reuniões e acessem os recursos da Tiffany por vários meses.”
O processo culminou com os participantes mostrando os resultados de seus esforços em suas criações para um painel de jurados, incluindo Hardison, Everett, Verdeille, Smalls e a diretora criativa e estilista Jahleel Weaver, ex-Fenty, também presente.
Quando questionado, Kolb não descartou adicionar uma categoria de joias ao maior CFDA Awards. “Nós discutimos isso, mas depois perguntamos se devemos dividir todos os acessórios. Acho que as pessoas não querem que a noite seja mais longa”, ele brincou.
No palco da premiação, Kolb falou sobre os incêndios florestais na Califórnia, reconhecendo que eles afetaram os membros do CFDA, outros na indústria e amigos e familiares de muitos nova-iorquinos, e chamou a atenção para a iniciativa de ajuda do CFDA antes de apresentar Stéphanie Oueda-Cruz, vice-presidente global de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento da Tiffany & Co., que anunciou o vencedor.
Ao receber o prêmio, a alegria e o riso de Mohammed eram contagiantes, e a indústria claramente o ama. Mantendo alguma compostura para agradecer, Mohammed disse à audiência: “Há muito tempo acredito no poder da Tiffany como uma marca de luxo americana. Sou um designer de luxo americano, então estou realmente animado por estar onde pertenço”. Sua coleção, que resultou do programa, estava em exposição e apresentava interpretações altamente desenvolvidas de algumas assinaturas da marca, como designs curvilíneos cruzados e esferas exageradas de correntes de bolas como flores.
Os outros participantes do programa foram: Angie Marei, David Perry, Ian Delucca, Hi Vu, Maggi Simpkins, Malyia McNaughton, Marvin Linares, Pamela Zamore e Symoné Currie. Oueda-Cruz destacou a camaradagem do grupo, relatando que um membro disse: “Se um de nós vencer, todos nós venceremos”.
A atmosfera era muito amigável e estavam presentes designers de joias como Monica Rich Kosann, Coomi Khanna Bhasin e Stephen Dweck, além dos designers de moda e acessórios Francisco Costa, Jason Wu, Maria Cornejo, Gigi Burris, Bach Mai, Jonathan Cohen, juntamente com a lendária defensora da moda DEI e membro do conselho do CFDA, Bethann Hardison.
Eles foram acompanhados por Nathalie Verdeille, diretora artística, joias e alta joalheria da Tiffany & Co.; Frank Everett, vice-presidente de joias da Sotheby’s; Joan Smalls, modelo; e Peter Marino, que projetou grande parte da flagship da Tiffany.
*Benjamin Fitzgerald para Fashion Network