A gema será leiloada no final desse mês em Dubai
Por Caroline Sanches
O mundo das joias ganha mais uma diamante espetacular. A raridade pertence à mineradora russa, a Alrosa, e tem 242,31 quilates, uma das maiores pedras preciosas já extraídas desde 2000.
A gema será colocada à venda ao mercado em um leilão que acontecerá em 22 de março de 2021. O evento, chamado de Leilão Jubileu # 100, marcará a celebração do 100º leilão internacional de diamantes gigantes da Alrosa. Os lotes podem ser vistos no escritório de vendas da Alrosa em Dubai de 14 a 21 de março.
Segundo comunicado da mineradora, os diamantes em bruto que potencialmente permitem o corte de um diamante com mais de 100 quilates são extremamente raros na natureza. Com menos frequência ainda que tais gemas sejam comercializadas.
De acordo com a lei, todos os diamantes em bruto com mais de 50 quilates extraídos na Rússia devem passar por um exame estatal para resgate ao fundo estatal. Por essa razão, mesmo quando é possível colocá-los à venda no mercado, muitas empresas preferem cortar e polir a pedra em exemplares menores.
Durante o evento também serão ofertados dois diamantes de 190,74 quilates e 136,21 quilates, respectivamente, ao lado de outros diamantes notáveis pesando mais de 10,8 quilates.
A Alrosa vende diamantes em bruto de tamanho especial (mais de 10,8 quilates) exclusivamente em leilões. O primeiro leilão desse tipo foi realizado pela Organização de Venda Unida da ALROSA em Moscou em 2003.