A exposição encantadora une ciência e arte para se aprofundar na beleza das gemas
Por Clara Lemos
A célebre joalheria francesa Van Cleef & Arpels uniu-se ao Museu Nacional de História Natural, de Paris, para criar a exposição “Gems”, que refaz todo o percurso de uma gema, dos seus processos de formação no interior da terra até sua extração e a lapidação pela qual passa para se tornar uma joia. A exposição une ciência e arte para se aprofundar na beleza e características das pedras preciosas, oferecendo uma experiência imersiva e surpreendente.
As criações da joalheria francesa foram selecionadas para fazerem parte da exposição, criando narrativas coerentes com a história que é contada. Para Lise Mcdonald, diretora de patrimônio da marca, as conexões que puderam ser estabelecidas entre ciência e arte propiciam maior entendimento sobre gemologia, onde as duas áreas de conhecimento se complementam e saem ganhando.
A exposição é dividida em três temáticas: “História da Terra”, “Dos Minerais às Joias” e “Paris, Centro do Conhecimento”. A partir destes três eixos, é possível percorrer todo o caminho de uma pedra preciosa, desde sua formação natural, a extração pelo ser humano e as diferentes técnicas com as quais elas foram trabalhadas ao longo do tempo, utilizando as incríveis joias da maison como ilustração. Além disso, é possível perceber como a joalheria criou termos e descrições importantes sobre o mundo das joias.