Eternizado por Marilyn Monrou em 1953, a gema rara de cor amarelo canário e 24ct será leiloada pela Christie’s em 27 de novembro
Por Erica Mendes
Um dos diamantes mais famosos da história vai a leilão no próximo dia 24 pela Christie’s com valor estimado entre US$ 500-750 mil. O Lua de Baroda ficou famoso ao ser usado em um colar pela atriz Marilyn Monroe no lançamento do filme ‘Os Homens Preferem as Loiras’, em 1953. Foi nesta produção que a queridinha da América proclamou“os diamantes são os melhores amigos das mulheres”.
Apesar de ter ganho os holofotes após aparecer em diversas fotografias da atriz, seu valor está associado à raridade de sua cor, ao seu tamanho e à sua ‘idade’. Com lapidação pera, a gema tem 24,05 ct, coloração fancy com saturação amarelo canário (causada por um alto nível de nitrogênio) e, segundo historiadores, pode ter mais de 3 mil anos.
Descoberto em Vadodara (Baroda), na Índia, Lua de Baroda era originalmente de propriedade da família real Gaekwad, os marajás de Baroda. Mais tarde, a família o enviou à imperatriz Maria Teresa da Áustria, a única monarca feminina da dinastia dos Habsburgos. Anos depois, o diamante foi devolvido à família Gaekwad e, em 1860, foi montado em um colar. O Maharaja Sayajirao Gaekwad o vendeu a um comprador desconhecido no início dos anos 20.
Em 1943, o diamante foi comprado por Meyer Rosenbaum, presidente da Meyer Jewelry Company (Detroit,EUA), que o emprestou para o material publicitário da comédia estrelada por Monroe.
Publicamente, Lua de Baroda só foi exibido duas vezes, em 1944 e 2008. Nessa última aparição foi um dos destaques da exposição Diamond Divas, organizada pelo Antwerp World Diamond Centre, no Museu do Diamante, na cidade de Antuérpia.
Atualmente, a joia compõe uma coleção particular, cujo o dono – que a colocou em leilão – não quer ser identificado.
Juntamente com Lua de Baroda, a Christie’s leiloará também uma fotografia de Monroe usando o diamante, que deve arrecadar cerca de US$ 15 mil.
Curiosidades
- Antes de ser lapidado no formato pera, Lua de Baroda pesava 25,95 ct.
- Um mito popular diz que se Lua de Baroda for transportado pelo mar pode trazer má sorte ao seu dono.