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FENINJER inaugura sua terceira edição anual

FENINJER inaugura sua terceira edição anual

FENINJER inaugura sua terceira edição anual

Focada em capacitação, a FENINJER +TRAINING caiu no gosto dos comerciantes do setor

Entre os dias 28 e 30 de outubro, o IBGM realizou a terceira edição anual da FENINJER, chamada FENINJER +TRAINING, com foco na capacitação do comércio joalheiro. A Feira aconteceu no Royal Palm Hall, em Campinas-SP, e proporcionou aos varejistas e atacadistas tanto a oportunidade de realizarem as últimas compras do ano, visando completar o mix de produtos para as vendas de Natal, quanto de capacitarem suas equipes para melhor atender aos clientes. Em um único lugar, a Feira reuniu renomados consultores e palestrantes, 38 expositores de joias de ouro e serviços e mais de 120 varejistas e atacadistas do Brasil e da América do Sul.

A opinião dos clientes

O novo formato – que promete entrar oficialmente para o calendário da FENINJER -, agradou em cheio aos compradores. Eduardo Vaks, da Lafry Joias, do Rio de Janeiro, parabenizou a iniciativa do IBGM de criar uma edição titulada Training. “O setor precisa de educação. O mundo está muito dinâmico e isto impacta diretamente o varejo e, consequentemente, o nosso negócio. Necessitamos estar atualizados para “falar a mesma língua” dos consumidores e, é claro, saber buscar o que eles estão demandando. A ideia de trazer o conteúdo do Friedman foi muito boa. Precisamos do ‘training’ constantemente”.

Os irmãos Thiago e Arthur Bonucci da Bonucci Joias, de Bragança Paulista, elogiaram a qualidade dos expositores participantes e dos treinamentos. “Participamos de todos os treinamentos e estamos muito satisfeitos com o que aprendemos e revisamos nestes três dias de evento. Estaremos aqui novamente no próximo ano”.

Segundo Ligia Kfouri, da Valentina Joias, de São Paulo, esse modelo de Feira permite a reposição mais assertiva para o final do ano. “Uma edição mais próxima do Natal faz com que realizemos compras mais adequadas, uma vez que já testamos os produtos recebidos da edição de agosto e, portanto, já sabemos aqueles que mais agradaram a nossa clientela. Como contribuição à organização do evento, minha sugestão é que em 2020 essa edição aconteça no início de novembro”.

O Programa de capacitação

No domingo, 27, véspera de abertura da feira, o consultor Fred Alecrim abriu o programa de capacitação com o tema ‘Movimento: comportamentos que levam a resultados’, ressaltando que em um mundo em constante movimento é muito importante que o empreendedor também se movimente. “O meu mantra é ‘movimento gera movimento’, portanto, se você quer que algo melhore, você tem que se movimentar. É claro que não é qualquer movimento, que tem que ser na direção certa, e se não estiver dando resultado, mude a direção, mas não pare de se movimentar”.

Com uma série de exemplos simples e práticos, ele destacou que é possível fazer muitas ações sem necessariamente investir muito dinheiro, tempo e energia. A noite terminou com os comerciantes inspirados e animados com os cases de inovação incremental apresentados pelo consultor uma vez que este tipo de inovação não tem custo alto e pode ser implementada e testada ao longo do processo. “Não precisa criar algo que não existe, melhore o que você já tem”, finalizou Fred.

Na segunda, 28, o dia começou com o treinamento ‘Gestão de Alta Performance’, voltada aos empresários e gestores, ministrada por Guilherme Baldacci da G&S – Gouvêa de Souza, detentora no Brasil do programa Friedman. O grande aprendizado deste workshop de 4 horas deixado pelo consultor é que o líder de uma empresa varejista precisa analisar o desempenho individual de cada um dos membros da equipe ao invés de gerenciar o todo. “A partir do momento em que o gestor cuida do aprimoramento individual com o objetivo de que cada um tenha sua melhor performance, ele passa a não ter mais colaboradores de baixa performance ou a identificar a necessidade de trabalhar para reverter aqueles que não estão conseguindo cumprir as metas. Se o cenário permanecer em baixa é porque essa pessoa não está dentro do ecossistema da loja, sinalizando a importância da troca”, pontuou Guilherme. E para que isso aconteça, o gestor precisa focar nos números e nos procedimentos de atendimento de cada indivíduo. “Se faz necessário instaurar normas e procedimentos padrões que permitam ao gestor ter visibilidade das causas da não conversão de vendas. Assim, quando houver o desvio, é possível ele identificar rapidamente o que não está sendo aplicado e, consequentemente, está gerando um indicador mais baixo. E é com base nesse indicador que o gestor vai dosar o tipo de aprimoramento que o indivíduo precisa, finalizou o consultor.

Na terça, 29, foi a vez das equipes de vendas serem capacitadas. O TVV – Treinamento de Vendas no Varejo, mais um programa Friedman, também foi ministrado por Guilherme Balducci. A mensagem-chave desta manhã foi a de que ser vendedor é uma combinação da arte pessoal do profissional com técnicas de vendas. “ A ciência das vendas contempla técnicas consagradas que auxiliam o vendedor no seu poder de persuasão e na sua qualidade de relacionamento com o cliente, revertendo, consequentemente, em resultados”, falou o consultor. “Quando o vendedor está bem embasado ele proporciona mais segurança ao cliente para efetuar a compra”, completou.

Com o auditório lotado, ele finalizou chamando a atenção para a extrema importância do storytelling no enredo de um vendedor de joias. “Tudo o que está por trás do processo de criação de uma peça também é muito valioso. Considere que o ouro já tem seu valor por si só e isso o cliente encontra em qualquer joalheria. Por isso, a inspiração, o design e toda a história que permeia o produto é o que vai agregar valor e gerar encantamento no cliente”, finalizou Guilherme.

E a manhã da quarta, 30, último dia da FENINJER +Training, foi dedicada ao online. Sob o tema “Como as mídias sociais podem trabalhar pela sua marca e potencializar suas vendas”, o palestrante Renan Villar enfatizou a importância de produzir conteúdo relevante nas redes sociais. “Infelizmente, muitas empresas usam seus canais apenas para fazer propagandas e esquecem que rede social serve também para tirar dúvida, promover interação e fornecer conteúdo relevante para o seu público que gere, de fato, valor a ele como, por exemplo, ensiná-lo como escolher melhor uma joia, como avaliar a qualidade de uma peça, etc”, exemplificou Renan.

Ele também apresentou os fundamentos do funil de vendas online, mostrando várias estratégias e dando dicas de como ter uma melhor performance em cada um deles. E, por fim, Renan chamou a atenção da plateia para aqueles que querem trabalhar com digital influencers. “Muitas marcas têm um perfil de produto ou de negócio voltado a um nicho específico, mas contratam um digital influencer de ampla repercussão no país, que fala com todo mundo. Sabe o que vai acontecer? A marca vai pagar e não vai se beneficiar, porque essa persona vai levar um tráfego grande para a sua rede mas que não tem o perfil do seu público, ou seja, não vai comprar de você. Por isso, é melhor escolher um micro influenciador, com menos seguidores, mas que dialoga com o seu alvo ou que esteja na sua área de atuação – um digital influencer local. É um erro querer aumentar o número de seguidores, mas não se preocupar com a qualidade da audiência, ou seja, se ela está preparada para comprar o seu produto. É preciso trabalhar com o conceito de segmentação para a escolha das pessoas que vão representar a sua marca”, finalizou o palestrante.

Entretenimento

Na terça à noite, penúltimo dia de realização da feira, os compradores foram impactados com um show de mágica durante o happy hour e jantar no Lobby Bar e no Amati Restaurante, consecutivamente. ‘Cris, o mágico’ passou de mesa em mesa despertando a atenção do público com seus truques. O espetáculo de ilusionismo teve seu ponto alto com a descoberta da senha de desbloqueio do celular de vários dos presentes que não acreditaram na façanha. A mágica da aliança estar amarrada no braço com um barbante e depois aparecer dentro da máquina de um relógio em um caixa fechada também deixou todos de boca aberta.

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