FENINJER+

O Museu do Quartzo de Viseu

O Museu do Quartzo de Viseu

O Museu do Quartzo de Viseu

O único museu do mundo dedicado exclusivamente ao mineral quartzo está localizado em Portugal e tem exposição interativa para crianças e adultos

Por Erica Mendes

Inaugurado em 30 de abril de 2012 na cidade portuguesa de Viseu, o Museu do Quartzo é o único no mundo dedicado exclusivamente ao mineral que o batiza. Ele está situado no Monte de Santa Luiza sobre uma cratera que entre 1961 e 1986 abriu um rasgo na paisagem local resultante da exploração do quartzo. Ainda hoje é possível ver fendas que revelam quartzo leitoso, associado aos granitos do final da Era Paleozoica, com cerca de 280 milhões de anos.

Idealizado pelo geólogo e atual coordenador científico Galopim de Carvalho, o museu tem dois pavimentos abertos para visitação adaptada às diversas faixas etárias, de crianças a adultos.

No piso inferior está a exposição interativa permanente onde o quartzo é explorado por sua importância mineralógica, geológica e econômica. Ela está distribuída em seis núcleos: O Monte e o Filão (1), A Terra: Fonte de Quartzo (2), Minerais: O Reino do Quartzo (3), Laboratório: As Propriedades dos Minerais (4), Cristais de Quartzo (5) e Aplicações: O Quartzo no Tempo e na História (6). Nesse andar ainda estão um auditório, uma sala de estudo e uma biblioteca.

No piso superior a exposição “A Tua Casa – O Teu Reino Mineral” ressalta a importância dos recursos minerais no cotidiano, com inúmeras aplicações em objetos do dia-a-dia.

O museu dispõe também de uma área destinada à experimentação pedagógica e de um espaço titulado “Rochas, Rochinhas, Minerais e Miúdos” dedicados às crianças, onde elas podem realizar as mais variadas experiências relacionadas à mineralogia, geologia e às ciências da Terra em geral, de lupa binocular para a observação dos minerais aos jogos de computadores sobre os minerais, rochas e geologia em geral.

A depender das avaliações dos visitantes, o museu tem uma infraestrutura muito moderna, conta com vários recursos tecnológicos e proporciona experiências que explicam detalhes e curiosidades do quartzo. E do lado de fora, ainda é possível ter a vista de toda cidade de Viseu.

Serviço

Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Galopim de Carvalho

Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Fechado no domingo de Páscoa, 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro. Endereço: Monte de Santa Luiza, 3515, Viseu, Portugal.

Ingresso: entrada gratuita

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima