Evento gratuito faz parte das celebrações ao Novembro Negro do município mineiro
A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, Casa de Cultura Negra entre outras instituições, está organizando uma Oficina de Confecção de Joias no sábado, dia 30 de novembro, a partir das 8h. O evento integra a programação do Novembro Negro e será realizado no Laboratório de Confecção de Joias, localizado no Pavilhão da Joalheria do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
A iniciativa tem como objetivo destacar a relevância cultural e histórica dessa arte, proporcionando aos participantes uma experiência prática no processo de criação de peças artesanais, como alianças.
A oficina é gratuita e oferece uma oportunidade única de aprendizado, destacando também a conexão dessa prática com a herança africana e afro-brasileira.
Programação e atividades
A programação inicia-se às 8h com a apresentação das atividades e os laboratórios da CODAJOIA – incluindo os de Lapidação, Gemologia e Mineralogia. Em seguida, os participantes terão uma vivência completa no processo de fabricação de uma aliança, passando por diversas etapas como:
- Fundição do lingote (8h20);
- Laminação do lingote (8h30);
- Corte e preparação (8h50);
- Soldagem e moldagem (9h-9h30);
- Limagem, acabamento e polimento (10h);
- Finalização da aliança (11h)
Além de aprender técnicas artesanais, os inscritos terão a oportunidade de explorar a importância histórica e econômica da confecção de joias para Ouro Preto, destacando seu papel na preservação do patrimônio cultural.
Inscrições e informações
As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui . Informações adicionais podem ser obtidas diretamente pelos canais oficiais da Prefeitura de Ouro Preto.