Dia dos Namorados registra crescimento tímido em vendas

Em média, o comércio registou alta de apenas 2,2%, mas no setor joalheiro, fala-se em de queda de 5% a 10%

Por Gabriel Moura

As vendas reais do comércio para o Dia dos Namorados em 2018 tiveram um crescimento de 2,2% na comparação com 2017, segundo a área de Indicadores Econômicos da Boa Vista SCPC. Essa alta de 2,2% mostra um crescimento menor nas vendas para a data do que o obtido no mesmo período do ano anterior. Já no setor joalheiro, as estimativas apontam queda nas vendas.

Entre os varejistas de joias ouvidos pela reportagem, que preferem não se identificar, as vendas foram menores do que no ano passado, variando entre 5% a 10%. Já em se tratando do faturamento a queda foi um pouco mais acentuada, chegando em alguns pontos de venda a até 15% de acordo com alguns empresários.

Em 2017, as vendas reais do comércio para o Dia dos Namorados aumentaram 2,6% quando comparadas a 2016, registrando na época a primeira elevação depois de dois anos consecutivos em queda. De acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, em 2016 as vendas diminuíram 5,8% em relação ao mesmo período de 2015, enquanto em 2015 o resultado foi negativo em 0,5%.

Para os próximos meses, a perspectiva do varejo de joias é de crescimento modesto, uma vez que o resultado das vendas no varejo continua sendo diretamente impactado pela alta taxa de desemprego no país e pela instabilidade do ambiente econômico atual.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado