Diamante raro é vendido por US$ 16 milhões em leilão

Foi o primeiro diamante de primeira classe a ser leiloado sem reserva no mundo

Por Clara Lemos

A preciosidade é Tipo IIa, o tipo mais puro e raro de diamante extraído. Créditos Forbes

Um diamante oval perfeito de 102,39 quilates da cor D foi leiloado sem reserva por HK$ 121,56 milhões, o que equivale a U$ 16 milhões. No leilão ao vivo, o comprador o chamou de “Maiko Star” em homenagem à sua filha. O diamante raro faz parte de um subgrupo que compreende menos de 2 por cento dos diamantes de gema, chamado Tipo IIA. Diamantes deste Tipo são excepcionalmente puros quimicamente e possuem extraordinária transparência óptica.

“Maiko Star” foi o primeiro diamante leiloado sem reserva por um valor tão alto e atraiu muito o interesse de compradores, com lances que subiram rapidamente, contando com a oferta mais alta feita online por uma joia. Patty Wong, presidente da Sotheby’s Asia, comentou que a joia é tão rara que não foi preciso reservas para atingir seu valor correto.

O diamante veio da mina Victor em Ontário, Canadá. Ela faz parte de um bruto de 271 quilates descoberto na mina, que foi cortada e polida por mais de uma ano pela multinacional Diacore. Segundo o presidente da empresa, Nir Livnat, apenas oito diamantes internamente perfeitos  com mais de 100 quilates foram leiloados no mundo, seis deles pela Diacore.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado