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A democratização do anel de noivado

A democratização do anel de noivado

A democratização do anel de noivado

Do tradicional solitário de diamantes ao ‘halo ring’ com gemas coloridas, a tradição do pedido de casamento com um anel de noivado está crescendo no Brasil

Por Erica Mendes

Nos últimos anos, a cultura do anel de noivado está sendo enraizada no Brasil, muito influenciada pela mídia, nacional e internacional, e pelos diversos sites e blogs especializados em casamento que sugerem a joia como uma tradição importante para o rito do noivado.

Segundo a consultora Marcia Croce, proprietária da DGNG – Design e Negócios, o anel de noivado já representa de 10 a 15% do volume de vendas de uma joalheria. “Se antes ele era mais comercializado em junho, mês dos namorados, hoje ele tem sua venda constante ao longo do ano pelo valor agregado e simbólico que carrega, se configurando como uma importante peça no mix de produtos das joalherias”.

Em relação ao design, Marcia chama a atenção para o gosto do brasileiro que permitiu a democratização dessa joia. “Há o consumidor que preza pelo tradicional solitário de diamante (semelhante ao icônico anel criado pela Tiffany & Co, em 1886, com um único diamante central, suspenso acima do aro liso por seis garras) e há também o consumidor que demanda essa joia pela sua proposta, aceitando as releituras contemporâneas, entre elas o solitário com gema colorida, o halo ring de diamantes (‘anel auréola’ com uma coroa de pedras menores que envolve uma pedra central de maior tamanho) e outros modelos com uma gema maior, em lapidação diversa, adornados com outras pedras, principalmente, no aro, sejam diamantes ou gemas coradas”.

“O perfil do primeiro, em geral, é aquele de maior poder aquisitivo que valoriza a qualidade e o tamanho do diamante. Já o segundo, posicionado nas outras camadas sociais, se preocupa mais com o apelo visual e estético, aceitando as variações de menor valor”, comenta Marcia.

Esse desprendimento do brasileiro pela exigência de um único modelo tem permitido a democratização deste produto. “Hoje, nas vitrines, é comum ver um platô de anel de noivado com esse mix de modelos. As joalherias estão se valendo da receptividade do consumidor em concretizar o pedido de casamento com o anel de noivado, independente da faixa de preço, do design e dos materiais, para incentivar a venda”, finaliza a consultora.

Na galeria de fotos há inúmeras opções de anel de noivado dos expositores da FENINJER para a sua joalheria.

Veja também:
– A origem da tradição do anel de noivado de diamante
– Halo Ring: o anel de noivado da atriz Marina Ruy Barbosa

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