Saiba como os anéis de coquetel conquistaram definitivamente as mulheres
Por Débora Rodrigues
Ninguém nunca teve muita certeza de onde eles estão na hierarquia das joias. Afinal, conquistam todos os olhares e jamais passam despercebidos. Na verdade, os anéis de coquetel ou “Cocktail Ring” foram criados justamente para que as mulheres pudessem ir além do convencional, revelando todo seu brilho e poder.
Ele surgiram durante a lei seca norte-americana, na década de 1920. Nesse período, bebidas alcoólicas foram banidas e isso fez com que as pessoas realizassem festas de bebidas ilegais, incluindo coquetéis. Ao mesmo tempo, as mulheres começavam a ver mudanças em seu próprio papel tanto no lar quanto na sociedade e a bebida tornou-se uma espécie de declaração de “liberdade”.
Essa liberdade feminina se expressava na moda melindrosa, que favorecia cabelos e saias curtos. As mulheres gostavam de fumar e beber e foram trabalhar, ganhando poder aquisitivo. Não surpreendentemente, as glamorosas joias art déco, usadas na época, refletiram esse novo consumismo.
Os anéis de coquetel, também chamados de joias de declaração, era sinal de rebeldia. O álcool foi banido, mas isso não impedia que lugares onde vendiam bebida ilícita funcionassem. E nesse ambiente, mulheres usavam anéis grandes chamando a atenção para o fato de estarem tomando coquetéis. Era uma forma de as mulheres exibirem sua independência.
“Usualmente colocado na mão direita, significava descaradamente uma ‘não-aliança’ de casamento e provavelmente tinha sido comprado com dinheiro da própria mulher”, explica a especialista em joias Carmen Takada. “Nos anos 50 e 60, ele se tornou o acessório padrão para mulheres que iam para um coquetel, um restaurante ou uma noite na ópera. Ficou fora de moda por um breve período nos anos 60 e 70, para retornar ainda mais e mais forte nos 80”.
O anel de coquetel hoje é um elemento necessário na maioria das coleções de joalherias. Com um cenário projetado para dar brilho extra e brilho, tradicionalmente anéis de coquetel seria definido com pedras facetadas, embora joias e pérolas cabochão também são comuns nos dias de hoje. As opções são infinitas com metais preciosos e um conjunto de gemas coloridas, como ametistas, quartzo, opalas, rubis, tanzanita e topázio. Um aspecto incomum dos anéis de coquetel é que não há restrição ao uso de apenas um deles. Um acessório imprescindível para todas as mulheres.