Design floral toma conta das joias na primavera / verão 2018
Por Gabriel Moura
A primavera chegou ao Sul do Equador e já mostrou nas vitrines a que veio: trouxe joias encantadoras, com pegada romântica e o frescor de gemas de cores suaves. O perfume floral toma conta do design das peças, recriando um universo precioso e irresistível. É o efeito chamado Flower Boom, que se apropria de elementos da natureza para recriar uma atmosfera mais natural e envolvente.
Na alta joalheria, as flores ganham um perfume ainda mais sofisticado. Diamantes nobres, com lapidações diferenciadas revelam todo o esplendor das joias clássicas reveladas em formas ornamentais. Já nas peças mais leves e casuais, o floral assume formas minimalistas e modernas, em designs delicados que agregam um toque suave e cheio de bossa ao dia a dia.
Entre as novidades da temporada, estão peças que exploram uma composição de gemas em degradê, indo de uma tonalidade cor mais forte até o mais clarinho. Nessa linha, rubelitas, kunzitas e topázios fazem a festa, revelando a riqueza e a pluralidade das pedras preciosas.
O encanto das flores na história da jolheria
As flores são um dos temas mais recorrentes da joalheria. Em todos os tempos, o homem sempre cultivou um verdadeiro jardim de joias. No Egito antigo a flor de lótus se tornou febre, numa representação da deusa Ísis e de conceitos ligados à espiritualidade. Mas foi durante o império romano que o tema proliferou e entrou definitivamente nas coleções por conta das técnicas de manipulação do ouro. Graças a filigrana, técnica dominada pelos etruscos e difundida pelos romanos que utiliza fios de ouro, a joalheria se rendeu à influência do floral.
Outro período que consagrou das flores na joalheria foi a Era Vitoriana, no final do século XIX e início do XX. Depois que a Rainha Vitória ganhou do príncipe Albert um broche de flores encrustado de gemas coloridas, o tema dominou a cena e passou a ser o mais explorado entre os designers.
A Art Nouveau buscou os adornos naturais nas antigas civilizações greco latinas e enfatizou as formas singelas da flores e folhas para criar coleções que são referência para as joalherias do mundo todo. Um dos exemplos mais notáveis e atuais é o de Kate Middleton, que usou a famosa tiara Flor de Lótus que está na família real há 100 anos e é inspirada na cultura egípcia. A peça é um dos símbolos mais emblemáticos da força das flores nas joias.