Esmeraldas nacionais brilham no mundo da joalheria

Mineradora brasileira assume a liderança na mineração e corte de esmeraldas

Por Débora Rodrigues

O Brasil tem contribuído com o mundo das gemas coloridas e preciosas com uma das pedras mais cobiçadas pelo mercado internacional. Desejadas, as esmeraldas nacionais são continuamente procuradas por colecionadores e comerciantes ávidos por sua beleza.

A Belmont Mine, que comemora seu 40º ano, é uma das minas mais sofisticadas do mundo, assumindo a liderança do setor de mineração e corte. Os principais mercados da empresa são os EUA, Europa, Ásia e o próprio Brasil. Um dos diferenciais que atrai os mercados internacionais é que as esmeraldas dali são livres de conflitos, o que representa um novo desafio para o comércio de pedras preciosas.

As esmeraldas brasileiras são conhecidas por sua cor atraente, que varia do sutil ao profundo verde brilhante. Uma grande variedade de tamanhos, bem como brilho excepcional, também atrai os investidores e amantes das gemas coloridas. As pedras de alta qualidade são extraídas do cinturão de Itabira / Nova Era, em Minas Gerais. Itabira costumava produzir esmeraldas de menor tamanho, mas, com descobertas recentes, está gradualmente ganhando popularidade para pedras preciosas de primeira classe que podem rivalizar com aquelas produzidas na Colômbia – outro dos principais produtores da pedra.

Com o esgotamento de várias minas nacionais, as esmeraldas de alta qualidade tornaram-se ainda mais raras, segundo explicou o diretor da empresa no Brasil, Marcelo Ribeiro. E de acordo com ele, a Belmont poderá continuar a mineração de Itabira pelos próximos 40 anos, como resultado de explorações geológicas anteriores.

O diretor garante que há uma tendência crescente de clientes que compram esmeraldas como uma forma de investimento, uma vez que os preços das esmeraldas mais do que dobraram nos últimos 10 anos. Outro impulsionador do crescimento é um forte desejo das marcas e designers de joias em usar esmeraldas em combinação com diamantes. “É uma pedra preciosa que agrega valor e beleza mistificadora a uma peça de joalheria”, avalia Ribeiro.

Ele também citou uma oportunidade crescente no mercado de pedras preciosas coloridas da China. A afinidade dos compradores com essa gema aumenta a demanda por esmeraldas brasileiras – as verdadeiras “joias” da indústria de joalheria mundial.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado