As interações e as congruências entre as ações de educação e vivência da moda estiveram no centro da conversa do Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Manoel Bernardes, com o CEO do Instituto Rio Moda, Roberto Meireles Pinheiro. Confira!
Por Cláudia Santana
Em tempos cada vez mais virtuais e diante da necessidade emergente de capacitação para enfrentar a nova realidade do mundo da moda, o ensino à distância se torna uma ferramenta importante na construção de competências. Para falar sobre esse tema, o Vice Presidente do IBGM, Manoel Bernardes, entrevistou o CEO do Instituto RioModa, Roberto Meireles, que deu uma rica contribuição com a sua experiência à frente do Instituto.
Roberto é Mestre em Educação pela PUC-Rio, pós-graduado em Administração pelo COPPEAD UFRJ e Engenheiro Naval pela UFRJ. Tem larga experiência como gestor de educação superior, é palestrante e autor de livros sobre Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva. Desde 2012 coordena projetos na FGV Projetos, divisão de consultoria da FGV, com ênfase nas áreas de Estratégia, Marketing e Organizações. Em 2008, fundou o Instituto Rio Moda e a Associação Brasileira de Profissionais de Moda, dos quais é sócio.
Nessa conversa, o especialista deu a sua visão sobre imagem de marca, e a questões da relação do entretenimento, visualidade e flexibilidade na educação à distância da moda. Além disso, reforçou a importância do storytelling para a imagem da marca. “Produto você pode copiar, história não. O produto que é resultado de uma história traz uma verdade que a cópia não transporta. O branding vem cada vez mais costurado junto com o desenvolvimento do produto, precisa ser concebido junto com as referências da história”, destacou Roberto.
Assista e inspire-se com os insights desse bate-papo.