Com um alcance mais direcionado e personalizado, o faturamento aumentou em 23% com relação ao passado
Por Débora Rodrigues
Ainda está pensando se vale a pena investir no marketing digital? Então você precisa conhecer esse case da joalheira britânica Astley Clarke. A empresa reforçou seus negócios ao transformar seu marketing on-line. Em parceria com a plataforma de marketing, Emarsy, a marca de joias de luxo usou soluções de inteligência artificial (IA) para aumentar as receitas através de um maior envolvimento do cliente.
Com um alcance mais direcionado e personalizado, a joalheria viu a receita direta do e-mail marketing aumentar em 23% com relação ao passado, com e-mails automatizados representando 3,5% da receita total da empresa. A marca está agora disponível como comércio eletrônico em mais de 200 mercados em todo o mundo.
Ao manter um site de comércio global e ter uma base crescente de clientes, a marca queria criar perfis individuais com base na preferência do produto, gastos prováveis e experiências on-line anteriores, e assim mudou para a plataforma de marketing, personalizando-a.
A aplicação das soluções de Inteligência Artificial aos dados de CRM que a joalheria mantinha mostrou como era possível usar os diferentes perfis de clientes para adaptar seu alcance omnichannel a diferentes públicos. Os e-mails tornaram-se mais pessoais, mostrando a cada pessoa joias com maior probabilidade de serem de seu interesse, incluindo itens com iniciais de nome próprio ou signos, por exemplo.
Outra personalização possível foi com relação aos valores das joias, que foram segmentadas. Além disso, se o sistema identificar que um cliente não fez compras na joalheria há mais de um ano, seu e-mail seguirá com algum tipo de um incentivo para voltar a comprar.
“Nosso marketing on-line era bastante básico antes – nada era automatizado ou personalizado e não poderíamos ver como nossos assinantes interagiam com o conteúdo”, disse Emma Duff, chefe de comércio eletrônico da joalheria. “Com a Emarsys, podemos coletar e atuar com mais informações em nosso banco de dados e permitir que elas adaptem suas preferências de conteúdo. A plataforma foi bem recebida e o e-mail já é o nosso maior impulsionador de receita nos negócios”.
O software também ajudou a Astley Clarke a avisar os possíveis compradores atuais através de uma opção no site que permite aos clientes “deixar uma dica” para um amigo ou outro ponto significativo se houver uma peça de joalheria que eles gostariam. As informações são coletadas pela Emarsys e a plataforma de IA envia automaticamente um e-mail ao comprador, dando dicas sobre o que comprar como presente.
“A joalheria é algo muito pessoal. A melhor maneira de obter os itens certos para os clientes certos é compreendê-los e adaptar sua comunicação a cada indivíduo”, afirmou Grant Coleman, vice-presidente e diretor de mercado da Emarsys no Reino Unido. “A Astley Clarke é uma das marcas de joias mais atuantes e estamos felizes em ajudá-la a aumentar a receita, direcionando os novos clientes e também os já existentes para os produtos certos”.