Por Gabriel Moura
O marketing digital mudou definitivamente a maneira como as empresas comercializam seus produtos e está em constantemente evolução. Novas técnicas e ferramentas estão sempre surgindo e surpreendendo o mercado. A boa notícia é que, não é caro para pequenos empresários experimentarem muitos desses métodos com sua loja.
Campanhas digitais bem-sucedidas precisam usar mensagens consistentes em vários canais e pontos de contato com o cliente. Além dos benefícios para a marca, essa abordagem permite integrar sua mensagem e proposta de valor ao mesmo público por meio de vários canais para acelerar o contato com seus clientes e ajudar a equipe de vendas a fechar negócios.
Outra questão é que as campanhas digitais devem traçar a jornada do comprador. As mensagens e os recursos do primeiro contato com o possível cliente devem ser de assertivas e educacionais. A partir de então, a próxima mensagem deve ser determinada pelas ações tomadas (ou não tomadas) no ponto de contato anterior até que o usuário seja convencido a procurar por seu produto ou falar com um vendedor. Assim, uma publicação leva a outra, sucessivamente, até se converter em venda.
As mensagens de anúncios digitais devem contar a mesma história, mas usar palavras diferentes. A segmentação baseada em personalidade do seu público é a chave para o sucesso no espaço digital e no marketing em geral. Enquanto a mensagem, seja uma manchete ou uma chamada à ação, deve transmitir valor e história, a linguagem usada no espaço digital deve refletir a intenção de sua perspectiva individual.
No espaço digital, o teste A/B é uma das ferramentas mais poderosas do marketing. Isso significa testar hipóteses, mensagens e propagandas e compará-las, o que permite ajustar sua estratégia para aproveitar ao máximo seu orçamento de marketing. O mesmo anúncio não pode mais viver indefinidamente em um canal. Embora possa permanecer lá, ele ficará invisível para o seu público, a menos que você esteja constantemente testando e atualizando.
Para finalizar, especialistas apontam que o fim do e-mail marketing está próximo. Os profissionais de marketing (e vendedores) precisam repensar as ferramentas que usam para alcançar seus clientes em potencial diretamente. Basta pensar em quantos e-mails promocionais você recebe por dia? O e-mail marketing de sua joalheria não é especial – é um no meio de outros tantos. Isso não quer dizer que essa ferramenta deva ser completamente eliminada da sua estratégia, apenas que as expectativas para essa tática devem ser reduzidas. No mundo digital, é difícil construir qualquer coisa com apenas uma ferramenta. Por isso, você deve manter sua mensagem consistente e divulgá-la ao adaptar-se ao cenário de marketing digital que vive em constante mudança.