O que esperar da Semana de Alta-Costura

O calendário oficial da Semana de Alta-Costura inclui apresentações de 34 casas, além da alta joalheria.

Ilca Maria Estevão / Metrópoles

Deste domingo (30/06/2019) a 4 de julho, Paris sediará mais uma temporada de desfiles do setor mais prestigiado da moda, a alta-costura (haute couture, em francês). Para a temporada outono/inverno 2019/2020, o calendário oficial da Semana de Alta-Costura inclui apresentações de 34 casas, além da alta joalheria.

Algumas novidades marcarão os shows desta temporada. Depois de décadas no comando de Karl Lagerfeld, a Chanel mostrará a primeira coleção desenhada por Virginie Viard. Também haverá estreia na passarela da Schiaparelli, agora sob direção artística do norte-americano Daniel Roseberry.

Em paralelo à programação oficial parisiense, a Fendi vai homenagear Lagerfeld com um desfile marcado para o dia 4, em Roma.

Quem vai participar

O calendário de desfiles de alta-costura inclui três categorias: membros aderentes, representantes e convidados. Nesta temporada, a lista tem 15 aderentes (ou permanentes). Entre eles, Chanel, Givenchy, Christian Dior, Schiaparelli, Maison Margiela e Jean-Paul Gaultier. Essas são as etiquetas que cumprem todas as exigências da Câmara Sindical da Alta-Costura, como ter o ateliê em Paris, no Triângulo de Ouro, e manter a confecção das roupas toda feita na capital francesa. Em vez de marcas ou grifes, elas são chamadas de casas de alta-costura, ou maisons.

A lista de membros representantes (ou correspondentes) traz Giorgio Armani Privé, Valentino, Elie Saab e Viktor&Rolf. Essas casas fazem alta-costura, mas não têm sede em Paris – o único lugar onde existe o segmento haute couture.

Por fim, os membros convidados são nomes que fazem um trabalho de alto padrão e são chamados pela Chambre Syndicale de la Haute Couture, com aprovação de algum membro aderente. É o caso da holandesa Iris Van Herpen, da russa Ulyana Sergeenko e dos britânicos Ralph & Russo. A Balmain, que retornou à alta-costura como convidada na última temporada, não está na lista desta vez.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado