Raro broche da era medieval passa a integrar acervo do museu Victoria & Albert

Instituição informou não ser capaz de revelar o valor monetário da joia, pois é a única deste período encontrado no Reino Unido

Por Erica Mendes

Victoria and Albert Museum

No último dia 12, o museu londrino Victoria & Albert anunciou a aquisição de um raro broche medieval, datado de c. 1400 – 1450, de valor monetário incalculável, por ser o único deste tipo encontrado no Reino Unido e um dos sete conhecidos no mundo.

A joia de 600 anos foi encontrada em 2017 por detector de metais durante uma escavação em um antigo campo de caça da realeza (hoje uma fazenda) perto de Brigstock, em Northamptonshire. Mas só agora sua existência veio a público.

Segundo os especialistas, acredita-se que o broche de ouro tenha sido feito na França ou na Alemanha. Ele tem formato de flor, dois diamantes, um espinélio cabochão central e pérolas (que estão degradadas), decorado com detalhes em esmalte.

Victoria and Albert Museum

Segundo James Robinson, responsável pelo departamento de Escultura, Metalurgia, Cerâmica e Vidro do museu, a peça tem simbolismo religioso e romântico. “Durante esse período, os diamantes foram associados à força e à eternidade devido à crença de que não poderiam ser quebrados ou destruídos, enquanto as pedras vermelhas, como o espinélio, simbolizavam a paixão e a boa saúde, e as pérolas representavam a pureza. Broches como esse foram feitos para uma clientela abastada e cortês. Usados ​​no ombro ou no peito, juntamente com tecidos suntuosos e outras peças de joalheria, eles desempenharam um papel importante na exibição de status e riqueza”.

O broche foi adquirido pelo museu por meio da Lei do Tesouro Nacional de 1996, que estabelece que os ‘descobridores’ de objetos que constituem um tesouro são obrigados a relatar sua descoberta em até 14 dias.

A peça histórica está exposta na galeria de joias William e Judith Bollinger, ao lado da coroa da rainha Victoria. Ela também foi exibida no episódio final da série de documentários Secrets Of The Museum, da BBC Two.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado