Relaxe e aumente a produtividade

Saiba como melhorar a qualidade de vida de forma prática

Por Myriam Durante

Quem nunca sentiu sono durante o trabalho, logo de manhã? Ou depois do almoço, hora em que bate aquela vontade de tirar uma soneca? Pois saiba que é algo natural. Nós, como mamíferos, temos um relógio biológico que baixa o nível de temperatura corporal e, consequentemente, a atividade do organismo no começo da tarde — um processo semelhante ao qual ocorre à noite, antes de dormir.

Pensando no desempenho de seus funcionários, algumas empresas começaram a lucrar com a adoção de um cochilo durante o expediente. Quem iniciou a moda, ainda nos anos 1990, foram as empresas americanas, e agora, nos últimos cinco anos, as brasileiras estão acompanhando a tendência. Isso porque um cochilo de cerca de 25 minutos pode aumentar a capacidade de atenção em aproximadamente 50%.

De olho nessa melhora de rendimento, essas empresas separam um período de 15 à 30 minutos sem horário marcado. Segundo a Fundação Nacional do Sono de Washington, a cada ano os EUA perdem 80 bilhões de dólares com trabalhadores que dormem no ponto ou cometem enganos, às vezes fatais. Esse número pode cair muito com um cochilo.

Relaxamentos também podem ajudar. O meu Aprenda a Relaxar é um deles, e foi feito com a intenção de limpar e dissolver todos os incômodos do corpo e da mente. Esse exemplo já foi utilizado por mais de 150 mil pessoas em quase 100 países. É ótimo para retirar o cansaço do dia-a-dia, e você pode ouvi-lo todos os dias, quantas vezes quiser. O método, disponível no YouTube ou por meio de aplicativos para iPhone e Android, pode ser feito em qualquer lugar, exceto dirigindo — o que facilita tirar a tão poderosa soneca no meio do expediente.

A respiração usada nesse relaxamento é feita somente pelo nariz. Essa respiração nasal, feita de uma maneira bem longa e profunda, acalma todo o seu corpo.O IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, do qual sou presidente e fundadora, também desenvolveu um infográfico mostrando os diferentes tipos de soneca e como cada uma pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho ao longo do dia.

Um cochilo pode ajudá-lo a sentir-se mais atento e a aumentar o nível de criatividade. Além de turbinar a sua produtividade, tirar uma soneca pode diminuir o estresse, melhorar o humor e renovar todas as forças vitais. Um cochilo no meio do dia pode fazer uma enorme diferença para restaurar o corpo e a mente quando o cansaço bater, afinal, as empresas não o adotariam à toa, não é mesmo?

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado