Semana de Moda Vegan terá joias sustentáveis

Los Angeles sediará o primeiro evento do gênero no mundo

Gabriel Moura

Quem pensou que a sustentabilidade era só uma onda passageira pode ir se preparando. Vem aí a primeira Semana de Moda Vegan do mundo. De 1 a 4 de fevereiro, Los Angeles (EUA) receberá a Vegan Fashion Week (VFW), evento exclusivo para a promoção do trabalho de marcas e designers vegan, incluindo joias sustentáveis, que acontecerá dias antes da semana de moda de Nova Iorque.

O projeto é comandado pela ativista Emmanuelle Rienda, que tem como principal objetivo acabar com a exploração animal na indústria, educando os amantes da moda sobre as questões éticas, sociais e ambientais. A proposta é abrir espaço para o diálogo entre a indústria da moda e os consumidores sobre o respeito pela vida humana, pelos direitos dos animais, e pelo meio ambiente.

A Vegan Fashion Week terá espaços dedicados à beleza e alimentação, mostrando marcas e produtos nestas áreas. A lista de designers que participarão neste evento ainda não é conhecida, mas já se sabe que, em longo prazo, outras cidades deverão receber eventos desse gênero.

Além dos direitos dos animais, a sustentabilidade estará no centro das atenções da Semana de Moda. Entre os itens focados na promoção do evento, estão as joias, que contam com apoio de celebridades de peso, como o ator Leonardo DiCaprio, que é um dos investidores do projeto Diamond Foundry, que cria diamantes em laboratório. Natalie Portman é outro nome recorrente quando se fala em joias sustentáveis. A atriz ostenta um anel de noivado feito de platina reciclada e diamantes extraídos de fontes com garantia de responsabilidade social.

Vale lembrar que o setor joalheiro vem sendo cada vez mais cobrado em relação a adoção de condutas éticas e responsáveis, sobretudo pela utilização de materiais provenientes de origem confiáveis, que respeitem os direitos humanos e o maio ambiente. Vale lembrar que a Tiffany, no ano passado, liderou a lista de marcas que deram passos significativos em direção ao comércio responsável, ganhando uma classificação positiva da organização não-governamental de direitos humanos, Human Rights Watch.

O line-up oficial da Vegan Fashion Week será divulgado no dia 21 de janeiro.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado