3 atitudes para garantir a paz no ambiente trabalho

Saiba como manter a harmonia com os colegas e não desestabilizar as suas próprias emoções

Por Carolina Sanches

A competitividade do mercado, o aceleramento das informações e a própria revolução digital tem colocado à prova os ânimos das pessoas. O ambiente de trabalho pode ter o clima comprometido quando a paciência fica curta. Para manter a harmonia no trabalho e não desestabilizar as suas próprias emoções, confira aqui três dicas poderosas do consultor organizacional e Eduardo Shinyashiki.

1. ANTES DE QUERER SER COMPREENDIDO, COMPREENDA O OUTRO

O primeiro passo para manter a harmonia com os colegas é compreender que o seu ponto de vista não é necessariamente o mesmo do outro. Cada um de nós enxerga a realidade do seu próprio jeito, de acordo com a sua história pessoal e as suas experiências. Por isso, cada pessoa constrói uma visão diferente do mesmo problema.

2. OLHE AS SITUAÇÕES DE PONTOS DE VISTA DIFERENTES

Desenvolva uma visão mais aberta para poder observar as situações e as pessoas de diferentes perspectivas e ângulos. É preciso se distanciar, por um momento, do que você quer e olhar para a situação como um observador, da forma mais neutra possível – emotivamente falando -, suspendendo por um momento os julgamentos pessoais.

3. SEJA GENTIL NA SUA COMUNICAÇÃO

Muitas vezes, as palavras usadas, o tom de voz, o volume, a postura corporal, as expressões do rosto e os gestos são elementos que podem minar a harmonia e alimentar conflitos entre a equipe. Isso pode influenciar diretamente nos resultados. Seja gentil na comunicação. Ser assertivo não significa ser agressivo nem violento.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado