3 estratégias infalíveis de como liderar sua equipe

O líder atual é aquele que atua como um facilitador, dando suporte ao trabalho de sua equipe

Fonte: Xerpa

Como liderar uma equipe é um dos maiores desafios dos gestores nos dias atuais. Para gerir um time de sucesso, é preciso mais que delegar e supervisionar tarefas. Hoje em dia, muitas empresas já adotaram o termo líder para intitular aqueles que exercem uma função diferenciada dentro da hierarquia da empresa.

Porém, muitas vezes, o sentido da palavra se perde, visto que muitos não sabem o que diferencia um líder e como liderar uma equipe. O líder atual é aquele que atua como um facilitador, dando suporte ao trabalho de sua equipe, o que afeta diretamente a empresa como um todo — dos níveis de motivação ao alcance dos objetivos gerais.

O que é liderança?

A palavra “líder” tem origem no termo inglês leader, em tradução livre, aquele que guia, conduz. Em outras palavras, o líder seria a pessoa que vai na frente, que abre caminhos para aqueles que lidera.

Essa definição é bastante pertinente quando pensamos no conceito de liderança dentro do contexto corporativo.

A liderança, em sua essência, consiste em viabilizar o trabalho de uma equipe, dando orientação e fornecendo as ferramentas necessárias — sejam elas materiais ou não.

Ou seja: assumir um cargo de liderança não é meramente estar um degrau acima dos outros dentro da hierarquia da empresa.

O verdadeiro líder é, na verdade, um facilitador, que permite aos outros colaboradores executarem suas tarefas da melhor forma possível.

Além disso, por ser uma posição de destaque e de mais poder dentro da empresa, os cargos de liderança também são sinônimos de influência.

Por essa razão, quem assume um cargo de liderança deve ser bastante cuidadoso em relação a sua postura e discurso, visto que seu comportamento é visto como exemplo por seus liderados.

Líder vs. chefe

O termo “chefe” foi usado durante muitos anos no contexto corporativo para denominar os profissionais que se encontravam em cargos superiores na hierarquia de empresa.

As principais características do que podemos chamar de cargo de “chefia” são o poder centralizado, a imposição e o autoritarismo. Os colaboradores devem apenas obedecer às suas ordens.

Já o termo “líder”, como mostramos no tópico anterior, tem uma conotação totalmente diferente. Ainda que os cargos de liderança ocupem um lugar “acima” na estrutura da empresa, esse lugar não se relaciona ao autoritarismo, e sim à responsabilidade.

O líder de uma equipe é o responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e pela atuação global do time que lidera.

Em comparação ao líder, o chefe é aquele que toma decisões por conta própria e assume um papel de meramente supervisionar o trabalho da equipe.

O líder, por sua vez, assume a responsabilidade pelo trabalho do time, oferecendo suporte e motivando a equipe a trabalhar mais e melhor.

Como liderar uma equipe de trabalho

Agora você já sabe qual é o papel do líder dentro da empresa, mas ainda deve estar se perguntando como liderar uma equipe com sucesso e garantir os melhores resultados.

Abaixo, listamos as principais competências necessárias para desenvolver uma liderança eficiente:

1. Seja confiante e confiável

Tornar-se um líder exige uma boa dose de responsabilidade — não só pelas suas tarefas individuais, mas pelo resultado conjunto das ações de todos os colaboradores do time que você lidera.

Portanto, mesmo diante das adversidades, é preciso ter confiança no seu trabalho e no trabalho dos seus liderados. Isso porque será necessário tomar decisões e fazer escolhas sem ter certeza de quais serão os resultados dessas ações.

Além disso, um líder confiante também transmite confiança aos seus liderados, o que é essencial para que eles se sintam seguros na realização de suas tarefas.

2. Pratique a empatia

A empatia é um dos valores mais importantes para estabelecer uma boa comunicação entre líder e liderados.

Toda interação com a equipe deve ser feita de forma respeitosa e com clareza, tanto na escuta quanto na fala.

Além de evitar conflitos, a escuta empática faz com que o líder tenha uma percepção melhor das limitações e particularidades de cada membro do time, atuando para que cada um dê o melhor de si.

3. Tenha visão estratégica

Ter uma visão estratégica, saber raciocinar de forma lógica e agir com organização é indispensável para liderar uma equipe de trabalho.

As funções do líder englobam a gestão de pessoas e de processos. Portanto, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos do time e saber buscar soluções criativas, sempre sob um ponto de vista estratégico e visando atingir os resultados gerais da empresa.

4. Conheça as ferramentas certas

Como dissemos anteriormente, uma das funções de um líder é a de viabilizar o trabalho da equipe. Isso inclui não apenas orientar, mas também dar o suporte a nível instrumental.

Portanto, conhecer as principais ferramentas tecnológicas que possam ser úteis no dia a dia do time é essencial.

Além da garantia de um trabalho bem feito, o uso da tecnologia ainda diminui o índice de erros, retrabalho e poupa tempo e energia.

Dessa forma, os esforços podem ser aplicados em tarefas mais estratégicas e menos burocráticas, garantindo o maior aproveitamento dos recursos humanos da empresa.

5. Retenha talentos

Um bom líder é aquele que sabe identificar os melhores talentos e criar formas e alternativas para retê-los na empresa.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado