Um guia rápido para vender em uma joalheria online
Débora Rodrigues
Já se foram os dias em que os compradores precisavam iam ao shopping para atender às suas necessidades de compras. De uns tempos para cá houve um crescimento das lojas on-line fornecendo aos clientes os produtos mais diversos, dentre eles joias. E as vantagens para o cliente e quem vende são inúmeras: os varejistas on-line costumam ter alguns custos indiretos mais baixos em comparação com as lojas tradicionais e isso possibilita que eles vendam seus produtos a um preço mais baixo. No entanto, a concorrência no mundo virtual é grande e pode ser um pouco difícil conquistar o cliente. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a trazer mais pessoas para sua loja.
Atenda as necessidades
A primeira coisa que você precisa verificar é se sua joalheria on-line atende a diferentes tipos de público e qual o valor das suas peças. O comprador sempre busca um bom custo-benefício. Então, verifique por quais peças seu público costuma procurar.
Variedade de produtos
Um aspecto importante quando se trata de jóias online é a sua coleção de produtos. Qualquer varejista de sucesso deve ter uma enorme variedade de diferentes categorias de jóias. Quanto maior o inventário que a loja on-line tiver, maiores serão suas chances de vender.
Qualidade do produto
Qualquer comprador busca qualidade naquilo que compra. Você deve garantir que a sua loja online ofereça informações sobre os produtos, certificações de qualidade e validade, autenticidade dos materiais entre outros detalhes técnicos.
E sempre pesquise a concorrência, pois com um pouco de pesquisa, você vai perceber que existem empresas que oferecem as mesmas jóias a um preço competitivo.
Serviço adicional
Outro fator importante que você precisa considerar é oferecer serviços adicionais, como design ou serviço de gravação, para fornecer um recurso exclusivo e personalizado, métodos de financiamento para itens caros, embalagens para presentes e peças mais luxuosas voltadas para ocasiões especiais.
Opinião do cliente
Também é importante manter uma análise de produtos feita por seus compradores. Ouça o que quem compra de você tem a dizer. Estimule o cliente a falar sobre seus produtos em um canal adequado, explicar se vocês ofereceram serviços de transporte rápidos e confiáveis ou estavam atrasados, se os produtos chegaram e atenderam às expectativas e se foi um bom investimento. Quem lê se sente confortável em comprar em sua loja.
Dicas para vender joias online
Dica # 1: Evite produtos muito baratos ou caros demais
Esta é provavelmente a dica mais importante que podemos lhe oferecer. Busque fornecedores de qualidade, peças com excelente acabamento, brilho e design. Uma boa maneira de evitar problemas é buscar fornecedores dentro da feira de joias.
Dica # 2: Dê aos compradores uma razão para escolher você e não sua concorrência
Vender joias on-line pode ser bastante competitivo, mas é preciso ter um conceito forte e uma imagem que mostre esses diferenciais. É vital pensar em uma maneira de se diferenciar das centenas de outros vendedores antes de começar. A venda de itens a preço justo é uma ótima maneira de fazer isso. E peças que tenham a garantia de que podem ser usadas no dia a dia também são outro diferencial.
Dica 3: execute campanhas estratégicas de publicidade no Facebook
Campanhas do Facebook rapidamente se tornarão seu melhor amigo. Como você pode segmentar consumidores de acordo com determinadas informações demográficas (idade, sexo e local), é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas, estejam elas atualmente conectadas ou não à sua empresa.
Você também pode definir um orçamento diário estrito e selecionar por quanto tempo deseja que sua campanha de publicidade seja veiculada.
Dica # 4: Mantenha consistência
Compartilhar postagens em mídias sociais é vital para manter seus negócios no circuito, mas você precisa compartilhar conteúdo diariamente!
Isso significa que você precisa postar constantemente fotos, postagens em blogs e atualizações de status simples no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.
Reserve algum tempo no início da semana para reunir algumas fotos e agende-as para subir em horários diferentes durante a semana. Depois de ficar bom nisso, tente agendar por duas semanas de cada vez.
Dica 5: forneça informações detalhadas sobre o produto
Você precisará dar informações concisas e descritivas para cada peça de joalheria. As pessoas querem saber o que estão comprando com antecedência. Ao fornecer os materiais utilizados nos projetos de antemão, seus clientes saberão exatamente o que esperar. Mais informações também incluem garantir que suas políticas sejam fáceis de encontrar, por isso não há confusão sobre devoluções, trocas, entre outros detalhes. Finalmente, descrições de produtos fortes podem melhorar as classificações de pesquisa da sua loja.