Há muito mais por trás dessa gema do sonha o nosso desejo
Gabriel Moura
Se tem uma coisa que agrada o consumidor de joias é saber mais sobre as gemas. Além das propriedades físicas da pedra, a maioria adora conhecer histórias, lendas e curiosidades que estão por trás desses fascinantes objetos de desejo. Confira aqui 7 curiosidades sobre o diamante que os seus clientes vão adorar conhecer!
1. Os diamantes são feitos de um único elemento
Dizem que a simplicidade é o estágio mais elevado da perfeição e no caso dos diamantes essa verdade se aplica. A gema é composta por apenas um único elemento, o carbono. O seu processo de criação acontece cerca de 160 quilômetros abaixo do solo. Essa distância é gigantesca e todos os diamantes que temos acesso foram transportados para a superfície terrestre por meio de erupções vulcânicas.
2. Diamantes são praticamente eternos
A palavra diamante deriva do grego “adamas”, que significa invencível ou indestrutível. E de fato ele é um material muito difícil de ser destruído. Tanto que para lapidá-lo se usa um outro diamante. Durante muitos anos a pedra foi considerada o material mais rígido do planeta. No entanto, a gema perdeu o posto para o grafeno.
3. Os diamantes são quase tão antigos quanto a Terra
A maioria dos diamantes encontrados na natureza tem entre um a três bilhões de anos, sendo que a própria Terra é estimada em 4,5 bilhões de anos de idade. Isso faz com que os diamantes sejam quase tão antigos quanto nosso planeta.
4. O Brasil já foi o maior produtor de diamante do mundo
Sim, nós já fomos líderes na produção de diamantes. Em 1400 a Índia detinha esse posto, quando os diamantes indianos começaram a ficar famosos na Europa. Por volta de 1700 o fornecimento indiano diminuiu e o Brasil se tornou a principal fonte mundial da gema. O país esteve na liderança até 1800, quando a África do Sul despontou nesse cenário. Até hoje a região é líder na produção da gema.
5. O maior diamante do mundo pesava mais de 3 mil quilates
O Cullinan é o maior diamante já descoberto no mundo e pesava absurdos 3106 quilates de uma qualidade excepcional. A gema foi descoberta em 1905 na África do Sul e posteriormente foi dada ao rei Eduardo VIII, do Reino Unido. A pedra foi cortada em nove grandes diamantes e em outros 100 menores. Os três maiores deles estão expostos na Torre de Londres, como parte das joias da coroa.
6. O diamante era usado para se ter força, coragem e proteção
Na antiguidade os diamantes eram tidos como fontes de força, coragem e proteção. Por isso alguns reis usavam a gema em suas armaduras. Os romanos também herdaram a crença da mitologia indiana de que os diamantes tinham o poder de afastar o mal, se usados como talismãs.
7. Diamantes podem ser coloridos
Os diamantes são encontrados em diversas cores. Isso depende dos minerais que estão presentes na sua formação. A cor da gema varia de um amarelo pálido ao incolor, porém ele também pode ser marrom, azul, verde, laranja, vermelho, rosa ou preto.