FENINJER+

Rubis e safiras rosas sustentáveis

Rubis e safiras rosas sustentáveis

Rubis e safiras rosas sustentáveis

Groenlândia está se tornando mundialmente conhecida como uma fonte responsável de rubis de qualidade e de safiras rosa

Gabriel Moura

A Groenlândia está se tornando mundialmente conhecida como uma fonte responsável de rubi de qualidade e de safiras rosa. A mineração destas pedras preciosas naquele extremo do globo terrestre recebeu a atenção da indústria joalheira.

Ulrich Hartmann, fundador e proprietário da varejista de joias de luxo Hartmann´s, visitou a mina pertencente à Greenland Ruby perto da costa sudeste da Groenlândia em setembro, junto com o cinegrafista de televisão dinamarquês Michel van Steenwijk, que registrou a visita histórica. O CEO da Groenlândia Ruby, Magnus Kibsgaard, disse que é uma honra, agora, ver que essa visita tenha resultado numa nova coleção da loja.

Hartmann viajou para Aappaluttoq por água até a capital da Groenlândia, Nuuk. O trajeto de quatro horas só é possível no verão, devido ao clima ártico. “A ideia de que o coríndon se formou sob essa incrível paisagem há três bilhões de anos me intrigou”, disse Hartmann. “Introduzir esta nova fonte de rubi e safira rosa, ao mesmo tempo em que honrar seu cenário isolado, raro e único, será um prazer”.

Se o interesse do joalheiro dinamarquês pelo tesouro gronelandês parece aleatório, não é: a Groenlândia tem sido politicamente associada com os países da Noruega, Dinamarca e Islândia por mais de mil anos, depois que o explorador Viking Erik, o Vermelho estabeleceu ali a primeira colônia em 985. A ilha existe como um país constituinte autônomo dentro do Reino da Dinamarca e está em transição desde 2009.

Desde a visita de Hartmann à mina, a equipe de design do joalheiro criou uma coleção com mais de 50 peças de joias de rubi da Groenlândia e safira rosa, totalizando aproximadamente 300 quilates. As peças, únicas, têm preços que variam de US $ 1.500 a US $ 45.000.

A Hartmann’s é conhecida por sua expertise em diamantes de cor natural, tanto que é um dos três varejistas na Europa que levam o título “Argyle Pink Select Atelier” por sua coleção Argyle Pink Diamond, e planeja comercializar a joia de rubi da Groenlândia como um produto de luxo. O joalheiro também planeja se concentrar no fato de que as gemas dali são extraídas em um país que tem um excelente histórico de direitos humanos, é ambientalmente responsável e possui um governo estável e economia. Agora, a empresa de mineração busca um parceiro de varejo dos EUA para ampliar seu mercado.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima