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Pérola é apontada como o presente perfeito para os millennials

Pérola é apontada como o presente perfeito para os millennials

Pérola é apontada como o presente perfeito para os millennials

Visto como um produto sustentável, a gema agrada esse público, que pode trazer novas perspectivas para mercado joalheiro

Débora Rodrigues

As pérolas estão em alta e a nova geração de millennials adotou-a em suas joias. Mas para conquistar esses novos clientes, a gema não pode ser apresentada da forma tradicional, usada em colares e brincos para noivas.  

Jaimie Polk, consultora da indústria de joias e fundadora da 21C Jewelry Solutions, diz que o mercado tem sido lento para responder às mudanças trazidas pela geração millennial e se adaptar ao seu estilo de vida casual e que valoriza a consciência do consumo. E ela lembra que cada pérola é única e ao contrário das demais pedras preciosas, sua produção preserva o meio ambiente. O cultivo é feito de forma sustentável e em fazendas onde os trabalhadores estão sob condições justas nas operações de extração, ao contrário do que ocorre na mineração de outras pedras.

“As pessoas pensam muito mais nesses assuntos”, diz Jaime. “Não consomem sem pensar conscientemente sobre a origem, o motivo da compra, o desejo e como vão usar.” Para ela, essa tendência pode ter começado com a geração do milênio e foi aptada pela cultura em geral.  

No mercado joalheiro trabalha-se muito a ideia da exclusividade. E todos sabes que algo único, novo e diferente desperta a imaginação dos consumidores. Assim explorar o potencial das pérolas podem ser o ingresso para muitas marcas de joias, designers e varejistas darem novos ares para esse mercado.

Segundo a Research and Markets, a estimativa é que as pérolas cheguem a US$ 1,3 bilhão em vendas nos EUA neste ano e que o mercado global de cultivo ultrapasse US$ 16,8 bilhões em todo o mundo até 2022. Mas a falta de novos projetos envolvendo essa pedra tem sido um obstáculo para que ela seja vista como uma oportunidade nova. Para superar essa deficiência, foi criado um curso de treinamento online especializado, “Pearls As One”, desenvolvido por Jeremy Shephard, um especialista do setor e fundador do PearlParadise.com.

Além de transmitir conhecimento sobre pérolas cultivadas aos joalheiros, designer e influenciadores, os organizadores afirmam que o desafio é ajudar os consumidores a entender que essas peças tiveram uma pequena ajuda em sua origem.

Jaime, da 21C Jewelry Solutions, aponta para o mercado de diamantes como a solução de um problema que ainda confunde o setor de pérolas. “O negócio dos diamantes descobriu como fazer parte do dia a dia”, diz. “Eles se concentraram em alguns estilos-chave que as mulheres podem usar quando vão a qualquer lugar. A indústria de pérolas ainda não fez isso.”

E para modernizar a gema, muitos designers misturam pérolas com diferentes pedras, contas e metais para explorar, combinar, contrastar pérolas e criar expressões totalmente novas. No Texas, uma joalheria descobriu uma forma de trazer estilos casuais para peças com pérolas. A James Avery, do Texas aumentou seu negócio com a gema em 25% nos últimos 12 meses dessa forma.

Jim McCullough, diretor de operações da empresa, diz que essa interpretação mais casual tem responsabilidade nessa movimentação. “Introduzimos designs mais perolados, como pérolas combinadas com turquesa e pedras. Isso foi o que criou entusiasmo entre os clientes”.

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