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Alta tecnologia permite personalizar as joias preferidas das estrelas

Alta tecnologia permite personalizar as joias preferidas das estrelas

Alta tecnologia permite personalizar as joias preferidas das estrelas

Confira uma novidade tecnológica que facilita o trabalho de personalização de joias

Gabriel Moura

Quando se trata de avanços tecnológicos, dificilmente os associamos à indústria de joias. Mas uma empresa sediada em Londres que fabrica joias quer espaço nessa lista usando para isso tecnologia voltada para a personalização de joias.

Eles introduziram recentemente uma linha de joias projetadas voltadaspara compradores individuais. O veículo para fazer isso é uma ferramenta de desenho interativa e personalizada que permite que aficionados por joias desenhem seu design em um tablet ou smartphone (ou com um mouse na tela do computador) e tenham esse design gravado em um peça de sua escolha. A tecnologia foi lançada em 2018 e já representa cerca de 8% da receita da empresa baseada em Notting Hill. Eles esperam que esse número cresça à medida que eles oferecem a tecnologia em mais de seus produtos; 26 estão atualmente disponíveis.

Marisa Hordern, fundadora e diretora criativa da Missoma, explica que com isso a joalheria quer “melhorar a jornada do usuário e ser o primeiro da categoria no mundo acelerado da tecnologia”. Sua empresa vem crescendo anualmente desde que foi fundada, em 2010, e chamado a atenção de celebridades como Meghan Markle e Margot Robbie. Marisa começou aos poucos, divulgando suas peças nas redes sociais. Encontrou clientes principalmente através do Instagram e afirma que hoje cerca de 70% de seus clientes ainda acompanham a marca nessa rede antes de fazer uma compra.

Para a joalheira, as joias devem ser uma extensão do estilo pessoal do usuário. Então, em parceria com seu web designer, ela começou a criar a tecnologia para fazer isso acontecer. O designer se concentrou em codificação e especificações técnicas, enquanto ela se concentrou na experiência do usuário. Demorou cerca de cinco meses para criar a tecnologia, que não tem limitações sobre o que pode ser desenhado, desde que permaneça dentro da caixa delimitadora de qualquer peça selecionada.

Uma vez que eles construíram o lado digital do empreendimento, era preciso testar em sua máquina de gravação para garantir que linhas finas e detalhes pudessem ser recriados. Assim é possível até mesmo gravar um desenho que seu filho criou. “A versatilidade é fundamental com essa ferramenta”, diz a empresária.  Depois de semanas brincando com o processo para dar a máxima versatilidade às peças, finalmente eles decidiram por um processo no qual um arquivo de vetor personalizado é criado a partir do desenho do usuário. Esse arquivo é então alimentado na máquina de gravação, juntamente com qualquer item que o comprador escolher, e a peça é criada. A equipe supervisiona a produção de cada peça para garantir que tudo saia perfeito. 

E quanto custa ter essa joia personalizada? Eles costumavam cobrar uma pequena taxa pelo processo, mas agora o oferecem sem custo adicional. As peças graváveis ​​variam em preço por conta do material usado, tamanho, variedade de gemas, entre outros detalhes. Mas é possível ter sua coleção de anéis, brincos e colares que podem ser personalizados com esboços e formas, enquanto pulseiras mais finas são limitadas a letras e símbolos.

A empresária avalia que essa tecnologia possibilita que sua joalheria se diferencie diante das demais. E seus clientes mais populares continuam ajudando nas vendas – algumas marcas relataram que roupas e acessórios foram vendidos por meses depois de serem fotografados em Meghan Markle. “O anel Interestelar usado por Markle ainda está em estoque – pelo menos por enquanto”, brinca Marisa Hordern sobre uma dasprincipais peças de sua loja. “Mas isso pode mudar a qualquer momento”.

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