Veja como usar o poder de persuasão em vendas
Fonte: Mestre do Sonho
Fechar uma venda nem sempre é tarefa fácil. A arte de negociar tem inúmeros desafios e exige muito do consultor. Porém, com estratégias bem aplicadas e o poder de argumentação e persuasão, é possível conquistar o melhor resultado. Pensando em auxiliar você no relacionamento com o cliente, destacamos dicas importantes. Confira a seguir!
1 – Persuasão em vendas precisa ter empatia
Muito se fala sobre empatia, mas a prática nem sempre é tão simples. Ser empático envolve a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, entender o que o cliente está passando. Dessa maneira, será possível criar uma sintonia na conversa, e, consequentemente, um elo de confiança.
Estabelecer esse vínculo é necessário para que o vendedor consiga captar as dores do seu cliente e, desta maneira, propor soluções inteligentes que resultem em vendas.
2 – Exemplos práticos como espelho
Se você pode dar exemplos práticos, que ilustram o assunto tratado, faça. É importante que o cliente consiga visualizar soluções para sua dor. Portanto, se alguém passou pelo mesmo e conseguiu resolver, por que não contar o feito?
Seja o herói que vai permitir um final feliz para a história do seu lead. Resgate ele de qualquer possibilidade de prejuízo ou desperdício.
3 – O poder da autoridade no assunto
Usar argumentos que mostram resultados em grandes empresas, assim como frases de pessoas renomadas na área, mostra que o consultor de vendas sabe do que está falando. Ou seja, ele se afirma como uma autoridade no assunto. Busque ser essa referência que o cliente precisa para se sentir seguro e fechar bons negócios!
4 – A reciprocidade como sua aliada
O grande valor da reciprocidade está no fato de que, quando alguém nos faz algo positivo, automaticamente queremos retribuir a gentileza. A persuasão em vendas também tem esse princípio como equivalente.
Afinal, se o vendedor dá uma condição especial de negociação ou então oferece algum brinde, assim como disponibiliza seu tempo para tirar dúvidas ou pesquisar informações importantes, o cliente acaba se sentindo em dívida com ele. Vale ressaltar que persuadir não significa enganar, mas usar estratégias que vão conduzir a conversa com o lead da melhor forma, garantindo bons resultados.
5 – A importância da aprovação social
Quando uma tendência é sucesso, a credibilidade acaba sendo consequência, especialmente para aqueles que não tem opinião formada sobre o assunto. Quantas vezes já não ouvimos a argumentação de que ‘se deu certo com a empresa X, pode ser a solução para a nossa’.
Esse comportamento é chamado de manada, um gatilho mental que influencia quem ainda tem incertezas sobre algum tema. Portanto, depoimentos, fotos, tudo que comprove o que você vai argumentar é válido para demonstrar a aprovação social. O sucesso de outros cases é inspirador!
6 – Como lidar com objeções
Entre os grandes desafios na área de vendas um deles é saber lidar com objeções que os clientes apresentam. Por isso, é importante se antecipar e colocar na conversa todos os possíveis problemas que o cliente costuma expor. E, claro, ter argumentos que derrubem qualquer possível resistência.
Outra dica importante: se o cliente está empolgado, falando da empresa e das dores que enfrenta, não o interrompa. Deixe-o falar e anote tudo que poderá justificar como solução para ele. Ouvir é uma grande oportunidade!
7 – A escassez como recurso
Quem nunca se sentiu tentado a comprar algo por que estava acabando? As pessoas costumam se interessar por ofertas que são limitadas ou que sejam exclusivas e difíceis de conseguir. Portanto, de forma honesta com o cliente, é válido fazer uma oferta especial que tenha prazo de duração.
Saiba usar uma argumentação que: se não fechar a venda até o período proposto, o cliente poderá perder uma grande oportunidade de negócio.