Veja como ficam os negócios dentro desses novos paradigmas
Por Débora Rodrigues
Quando uma revolução chega, não há como pará-la. E os empresários do mundo da joalheria precisam estar atentos ao que tem ocorrido na indústria. Porque suas únicas opções são ignorar o mercado e ter uma morte lenta, ou se juntar a ele e aprender rapidamente, para fazer negócios dentro do novo paradigma.
Três poderosas tendências têm impulsionando a revolução na indústria de joias. O primeiro é o comércio eletrônico. Alguns varejistas se queixaram de fabricantes que agora estão vendendo diretamente para os consumidores, mas muitos agora estão aprendendo a competir no espaço online também. Os concorrentes têm buscado inovar trazendo cada dia mais itens vendidos on-line, mas também aumentando a qualidade de seus sites.
O segundo item que chama a atenção é o fenômeno de diamante cultivado em laboratório. A categoria continua a ganhar força entre os consumidores e, em grande parte, impulsionada pela demanda do consumidor moderno, e não pelo Marketing. Muito disso tem a ver com a nova geração e a preocupação que ela tem com a sustentabilidade do planeta e todas as questões negativas que envolvem a exploração mineral.
Finalmente, o terceiro ponto que gera uma necessidade de mudança de paradigmas é a chegada da mídia social, que oferece aos varejistas a oportunidade de envolver os consumidores de uma área geográfica cada vez maior usando pouco investimento. As redes sociais são onde as pessoas estão; é apenas uma questão de como alcançá-los e como interessá-los em suas joias e em sua loja.
Então, cabe ao empresário se atualizar e buscar acompanhar as tendências de mercado, já que uma revolução está à sua porta, quer goste ou não. A única pergunta que resta é: “Você vai se juntar a ela ou ficar para trás?”.