Pérola blister tem certificado GIA como a maior bolha natural do mundo
Por Gabriel Moura
Ela se parece com um dente de dinossauro e pesa quase 30 quilos. De origem filipina, a “Giga Pearl” é uma das maiores gemas naturais já encontradas no mundo e pode valer mais de US $ 90 milhões.
De propriedade do filipino Abraham Reyes, a gema foi uma herança de família por 60 anos. Ela estava escondida dentro de um molusco gigante que seu avô havia comprado de um pescador filipino como presente para a tia de Reyes, em 1959. A história é impressionante, pois mesmo quando a massa cor de creme foi descoberta lá dentro, os membros da família não achavam que tinha muito valor.
De fato, alguns não estavam convencidos de que era uma pérola. Reyes e sua tia, no entanto, sempre tinham uma afeição pelo estranho item colecionável, que ela exibia junto com suas obras de arte e antiguidades. Em 2016, quando a tia de Reyes começou a dividir suas posses, o tesouro nascido de moluscos e outras 15 mil antiguidades orientais e filipinas foram passadas para ele.
Reyes, que é um corretor mineral, manteve a pérola em um cofre até que ele pudesse ser avaliado por gemólogos. O jovem de 34 anos de Mississauga logo soube que o item colecionável de sua tia era certificado pelo Instituto Gemológico da América (GIA) como a maior bolha natural do mundo. As pérolas blister são diferentes das pérolas convencionais porque crescem ligadas à superfície interna de uma casca e não no interior.
As águas das Filipinas abrigam um dos moluscos mais fascinantes da Terra – as Tridactna Gigas. São os maiores moluscos do registro fóssil, medindo mais de um metro de largura e pesando mais de 200 quilos. E eles são os responsáveis por essa obra grandiosa.
Avaliadores dizem que a gema vale algo entre US $ 60 milhões e US $ 90 milhões. “É inestimável para mim”, disse Reyes em entrevista. “Eu acredito que o mundo deveria saber que existe. Para mim, sinto-me muito honrado em tê-lo. Eu sinto uma grande responsabilidade”.
Reyes disse que adoraria exibir a The Giga Pearl em museus e galerias ao redor do mundo. Ela hoje está envolta por um polvo de folha de ouro de 22 quilates concebido pela escultora nova-iorquina Bethany Krull.
Em 2016, a pérola de Puerto Princesa, pesando cerca de 35 quilos, foi encontrada por um pescador filipino quando sua âncora ficou presa em um molusco gigante. Ele manteve a pérola debaixo da cama como um amuleto de boa sorte por dez anos, e toda vez que ia para o mar tocava-a para garantir sua segurança e boa sorte.
O pescador confiou a incrível pérola a Aileen Cynthia Maggay-Amurao, uma parente afiliada ao escritório de turismo de Puerto Princesa. Ele pediu a ela para tomar a custódia do amuleto de boa sorte, porque ele estava prestes a se mudar para fora da província e não poderia levá-lo consigo. Reconhecendo o poder da estrela da pérola, ela perguntou ao pescador se ele aprovaria a pérola que estava em exibição como a mais nova atração turística da cidade. Ele concordou, e a “Pérola de Puerto” foi transferida para o átrio do New Green City Hall.