Proposta é mostrar ao público que o produto atende o desejo de todas as idades
Débora Rodrigues
Uma das razões de uma joia ser tão especial é sua capacidade de ser atemporal e agradar a várias gerações, oferecendo flexibilidade para que diferentes idades possa usá-la. Um anel de diamantes, por exemplo, pode ser usado por diferentes mulheres em muitas etapas de suas vidas e até ser passado para muitas gerações adiante sem ter que fazer nenhuma modificação drástica. Talvez a bisavó usasse um colar de maneira diferente de seus parentes pré-adolescentes, quer seus estilos variassem pelo comprimento da corrente ou com o que o pingente é agrupado, mas a joia básica permanecesse a mesma.
Essa transcendência muitas vezes pode se perder nas campanhas de Marketing, onde na grande maioria das vezes as modelos que dão vida às coleções parecem jovens demais para fazer qualquer tipo de compra importante de joias e talvez nem mesmo investiriam um valor alto em diamantes. São campanhas lindas aos olhos do consumidor, mas não tão realistas. Certamente há mulheres muito jovens que compram diamantes multi-facetados e lindos, mas quando falamos de joias de alto valor será que é isso o que pensamos?
Por isso, muitas joalherias têm adotado modelos de diferentes faixas etárias em suas campanhas. No mercado internacional isso tem sido muito comum. Recentemente, a joalheria Simon G. em sua campanha publicitária “Committed”, mostra mulheres de todas as idades, todas positivamente fascinantes e decoradas com pulseiras empilháveis, brincos pendurados, alpinistas, pingentes e mais.
As três modelos são de idades variadas e apresentam uma família que definitivamente compartilha joias. A ideia é apresentar que independentemente da idade, todas elas estão ligadas por esses mimos de luxo. No Brasil, grande parte das joalherias ainda estão apegadas a imagem da mulher jovem e sofisticada. Quem ousar nessa área certamente abrirá novas possibilidades de se destacar na multidão e atrair um novo público.