O site de compartilhamento de vídeos é usado para estudo e escape do estresse diário
Por Erica Mendes
Já sabemos quais são os territórios para acessar os jovens da Geração Z. Mas considerando que eles são hiper conectados com o mundo virtual, qual é a plataforma mais usada por estes jovens? A resposta é o Youtube.
A GenZ usa essa plataforma de compartilhamento de vídeos para entender mais sobre praticamente qualquer assunto. De acordo com um estudo de 2018 do Pew Research Center, ela é a mais popular entre os teens dos Estados Unidos, usada por 85% deles. Já no Brasil, 55% das pessoas entre 14 e 18 anos acessam diariamente.
Como e para que a GenZ usa o Youtube?
Se sua marca pretende se conectar com essa turma, esse veículo pode ajudar, mas antes é preciso entender por que eles usam, ao que eles estão assistindo e como os vídeos mexem com eles.
·Para ampliar os conhecimentos
Muitos dos adolescentes e jovens usam o Youtube para planejar os seus próximos passos. Segundo eles, a plataforma ajuda a “aprender mais sobre alguma coisa” e faz com que “melhorem ou desenvolvam habilidades para se preparar para o futuro”. Confrontando os dados com a pesquisa Video Viewers 2018, a informação é a mesma, visto que o Youtube é o campeão da preferência para assistir a vídeos, além de ser o 2º maior destino para o consumo desse formato aqui: 9 entre 10 brasileiros usam o YouTube para estudar e ganhar conhecimento.
·Para aprofundar as conexões
Os vídeos online podem proporcionar ótimas experiências sociais: 7 em cada 10 entrevistados disseram que assistir a vídeos faz com que eles se sintam mais conectados. E, mais uma vez, validando os dados com a Pesquisa Video Viewers, 22,3% dos brasileiros consomem vídeos buscando conexão, ou seja, para compartilhar um momento ou sentir algo junto de outras pessoas.
·Para fugir do estresse
Pela idade e fase em que estão vivendo (lição de casa, estudo para vestibular, curso de línguas, o flerte com o crush, a busca do primeiro emprego, etc), a GenZ se sente estressada e sobrecarregada com todas as atividades. E para relaxar e esquecer esse cotidiano, essa galera recorre ao Youtube. A plataforma é tida como sinônimo de diversão por 38,7% dos brasileiros.
Fique de olho: segundo o levantamento do ThinkWithGoogle, o compartilhamento dos vídeos atravessa gerações, ou seja, os adolescentes repassam vídeos do Youtube para “os pais e outros adultos da família por vontade própria”, contrariando aquele senso comum de que eles só compartilham os vídeos do momento uns com os outros.