A hora é agora: confira algumas ideias para implementar já!
Débora Rodrigues
Faltam poucos meses para o Natal e quem quiser aumentar suas chances de ter uma boa temporada de compras precisa começar a decidir agora o que fazer. As joalherias sabem que nessa época, o atendimento ao cliente é importante, mas ao mesmo tempo é crítico e pode se tornar um problema. E quando a economia está ruim e as pessoas querem fazer seu dinheiro valer mais, uma das melhores coisas que sua empresa pode fazer é tomar medidas para melhorar o atendimento ao cliente.
Clientes entram em seu comércio para obter o que desejam. As empresas que fizerem o melhor trabalho receberão mais clientes, fecharão mais negócios e terão a chance de fidelizar novos compradores.
Portanto, aproveite ao máximo esta temporada de compras natalinas oferecendo um serviço incrível aos seus clientes. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso acontecer:
1. Converse com sua equipe para trocar experiências
Mesmo que a temporada de compras natalinas sequer tenha começado, você pode começar agora a encontrar maneiras de fornecer um incrível serviço de atendimento ao cliente. Encontre sua equipe e fale sobre situações que aconteceram nos anos anteriores e que podem servir de exemplos para aprendizado. Houve algum pedido incomum? Passaram por situações difíceis? Revise todos os dias e aprenda com todos. Envolva seus funcionários para encontrar soluções criativas para as necessidades de seus clientes, para que você possa ajudá-los a ter uma ótima temporada de férias.
2. Coloque seus clientes em primeiro lugar
Lembre-se de que seus clientes entram em sua joalheria para conseguir o que desejam. Eles acreditam que você pode ajudá-los, caso contrário, teriam ido para outro lugar. Então, faça tudo o que estiver a seu alcance para ajudá-los. Isso significa focar sua atenção e esforços na descoberta do que eles querem e ajudá-los a obtê-lo.
3. Seja paciente
Faça o que for necessário para ser paciente extra com todos. Lembre-se da pressão e do estresse de seus clientes. Seja gentil com todos sempre – sem exceções e sem desculpas!
4. Seja flexível
Nosso objetivo é ajudar nossos clientes a conseguirem o que desejam e podemos procurar alternativas. Precisamos ser criativos. Precisamos pensar além da primeira solução que vem à mente quando estamos trabalhando. Ser flexível significa oferecer aos clientes mais de uma solução. Ao oferecer opções, aumentamos a probabilidade de eles conseguirem o que querem. Isso significa ser um solucionador de problemas e não um tomador de pedidos. Os clientes sabem a diferença.
5. Ouça o que ele tem a dizer
Quando você começar a conversar com um cliente, pare o que estiver fazendo e foque nele no que ele diz. Faça contato visual adequado, ouça, acene e mostre a eles que está prestando atenção. Certamente, você deve precisará fazer perguntas para confirmar e esclarecer que entende. Ao ouvir seu cliente, não julgue o que ele está dizendo. Mantenha sua mente aberta para ouvir tudo. E lembre-se, ouvir é um trabalho de tempo integral.
6. Divirta-se e ofereça alguma experiência positiva
O Natal é uma época divertida para muitas pessoas comprarem, então você precisa ter paciência e ajudar o seu cliente a descobrir peças diferentes, que combinam com o que ele quer e se torne o presente perfeito. E você pode promover em sua joalheria alguma experiência inesperada e positiva.
7. Coloque-se no lugar deles
Tente ver as coisas da perspectiva do seu cliente da maneira que puder. Pense em quando você é o cliente. Como você se sente e o que deseja das pessoas de quem compra? Quais são as três principais coisas que você deseja deles? A maioria das pessoas deseja coisas semelhantes, como cortesia, informações úteis, soluções, um sorriso amigável, valor justo e serviço rápido.
8. Faça seus clientes felizes e veja-os voltar
Essa é a coisa mais importante que você pode fazer com seus clientes. Se eles estiverem satisfeitos com o seu serviço, eles voltarão. Observe que isso não significa que você faça tudo para deixar seus clientes felizes. Você está sempre limitado pelos recursos e políticas da sua empresa. Mas isso significa que você faz tudo ao seu alcance para fazê-los felizes. Seja criativo e procure maneiras de proporcionar ao seu cliente uma ótima experiência.
9. Seja rápido e amigável
As multidões, o clima e o estresse da temporada de férias exigem paciência. As pessoas estão sob pressão para fazer muito em pouco tempo. Mova-se o mais rápido possível e ajude as pessoas. Seja o mais eficiente possível e mostre a eles que respeita o tempo deles. Dê a seus clientes um sorriso caloroso e uma saudação sincera e amigável, e você os ajudará a ter uma experiência melhor enquanto estiverem em sua loja.
10. Ajude de verdade
Não force as pessoas a comprar o que você acha que elas deveriam comprar. Lembre-se, eles vieram até você para realizar um sonho, não para ajudá-lo a fazer uma venda. Seu foco precisa ser como você pode ajudá-los a alcançar seus objetivos