Luminous Diamonds chega para inaugurar novo nicho e atrair público jovem
Débora Rodrigues
A Alrosa lançará uma marca de diamantes fluorescentes em 2020, a Luminous Diamonds. A empresa quer criar um nicho adicional para joias de diamante no mercado e discute com varejistas globais a joalheria que usa diamantes fluorescentes. Com a nova marca, ela espera criar um novo nicho no mercado de joias com diamantes e aumentar a demanda de um público mais jovem.
A empresa espera que os varejistas mundiais ofereçam as pedras fluorescentes da Luminous Diamonds em espaços diferenciados dentro de suas lojas. No mercado, essa gema é considerada de qualidade inferior.
A fluorescência, produzida pelos raios ultravioleta de uma lâmpada ou do sol, é uma característica de 25% a 35% dos diamantes, de acordo com o Gemological Institute of America (GIA). Não é uma característica que torna a gema inferior, de acordo com o GIA, e não é um fator de classificação como o tradicional 4C – cor, claridade, peso de corte e quilate – usado para determinar a qualidade.
Cerca de metade de todos os diamantes produzidos globalmente tem alguma fluorescência, enquanto 3% a 10% têm fluorescência forte. Mas esses diamantes são mais difíceis de vender, já que muitos consideram pedras com mais fluorescência como de menor qualidade; portanto, elas costumam ser negociadas com um desconto de 25% a 45%.
Os participantes da indústria de diamantes apostam há muito tempo na “geração do milênio”, nascida entre o início da década de 1980 e o início da década de 2000, e na “geração Z”, nascida entre meados da década de 1990 e no início da década de 2000, como impulsionadores do crescimento da demanda por joias à medida que seu poder de compra aumenta.
Pesquisas conduzidas para a Alrosa mostraram que a geração Y gosta das pedras por sua qualidade incomum em joalheria. Assim, esse diamante pode se tornar algo interessante para esses jovens. Essa mesma pesquisa mostrou resultados positivos entre as mulheres; portanto, a marca “Luminous Diamonds” buscou apelar à independência e ao poder de compra das mulheres, que estavam aumentando nos Estados Unidos, China e Índia.
A ideia é fazer joias que brilham e aparecem em qualquer lugar: em um ambiente mais escuro, como uma danceteria, ou mesmo durante o dia.