Ter como hábito usar o Feedback pode ser um elemento importante para a evolução da empresa
Por Renato Rinco
Feedback é sempre uma palavra que gera incerteza, seja pela relação entre a venda de um produto pela joalheria e o cliente que fez a compra, ou pela produtividade dos funcionários do cotidiano da empresa. Esse estranhamento ocorre muitas vezes devido ao desconhecimento por parte da pessoa que vai receber a opinião de forma positiva ou não.
Para que o objetivo da mensagem transmitida seja claro, é necessária uma compreensão de que os resultados são importantes. Se for um cliente mostrando descontentamento sobre uma peça adquirida em sua loja, um estudo maior sobre o item vendido deve ser feito para futuramente melhorar a qualidade do produto.
No caso da comunicação interna da joalheria, é importante deixar bem claro os valores da empresa, sendo estes que irão levar a um bom planejamento da equipe, fazendo com que os integrantes da loja saibam o motivo de cada ação dentro do sistema de vendas. Deixar claro que as metas servem para serem batidas é importante, e que se não forem, uma crítica não é feita para menosprezar o trabalho do integrante da equipe, e sim um processo natural que é feito para a evolução do funcionário.
O retorno de informações é importante para conseguir o avanço dentro de seu projeto de vendas, ou até mesmo da relação entre os funcionários. Se este trabalho não for feito de forma com que o entendimento da mensagem não seja produtivo, é um risco que a joalheria corre de cair na armadilha de não enxergar os próprios problemas.
Quando se acha que a culpa nunca cai sobre o trabalho que foi feito dentro da sua área, ocorre o processo de achar que o problema está sempre no outro. Este é um inimigo perigoso dentro da comunicação porque faz com que não haja a observação dos erros que podem estar ocorrendo internamente.