Veja novas tendências e dicas para sua joalheria
Débora Rodrigues
À medida que as marcas buscam maneiras inovadoras de se conectar com o público, o Marketing de Conteúdo está em constante evolução. Os profissionais dessa área precisam utilizar as ferramentas certas para distribuir e promover seu material de maneira eficaz, acompanhando as tendências que estão moldando como as marcas usam o conteúdo e como as pessoas o consomem.
Em um ambiente cada vez mais digital, o consumidor quer ser ajudado a tomar decisões de compra. É por isso que o marketing de conteúdo é tão essencial para atrair a atenção do cliente, trazê-lo através da jornada do comprador e gerar resultados de negócios.
O escopo e os limites do marketing de conteúdo são tão fluidos que a distribuição estratégica de conteúdo abrange uma quantidade cada vez maior de plataformas e canais. Enquanto a realidade virtual e a realidade aumentada devem explodir com a implantação da rede 5G, elas continuam sendo uma área que ainda não foi explorada por muitas marcas. O conteúdo imersivo e interativo deve se tornar cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores e melhorar a experiência do cliente. À medida que o marketing de conteúdo evolui com as preferências e necessidades do consumidor, essas tendências são o início de novas mudanças no setor.
Muitas são as mudanças que estão impactando o cenário de conteúdo. E o que deverá vir em 2020? Vamos conhecer algumas tendências:
Conteúdo atraente e direcionado
Embora haja novas ferramentas e tecnologias, as regras permanecem as mesmas para a maioria das empresas – crie conteúdo atraente direcionado para atingir o público certo no momento certo.
Formatos de Conteúdo
A maioria dos profissionais de Marketing estão usando mais conteúdo de vídeo, podemos ver que as marcas estão se tornando cada vez mais investidas no meio visual. Mais de 500 milhões de consumidores assistem a conteúdo de vídeo no Facebook todos os dias, e o tráfego de vídeo deve representar 82% de todo o tráfego da Internet até 2021. Os consumidores querem ver mais conteúdo de vídeo e as marcas estão investindo em fornecê-lo.
O conteúdo digital escrito continua sendo uma área de crescimento para as marcas. Os profissionais de marketing que priorizam os blogs têm uma probabilidade 13 vezes maior de obter um ROI positivo e 60% dos consumidores se sentem envolvidos com uma marca depois de lerem o conteúdo do blog. O crescimento da mídia social continua a impulsionar o investimento em conteúdo de imagem, com 63% dos profissionais de marketing aumentando o uso do conteúdo – as postagens no Facebook com imagens têm um envolvimento 2,3 vezes mais do que aquelas sem imagens.
Identificar seu público-alvo e realizar pesquisas detalhadas é essencial para escolher os tipos certos de conteúdo para o máximo envolvimento. Somente depois de determinar quem você está tentando alcançar, é possível criar um conteúdo alinhado às necessidades do seu público e identificar quais formatos serão mais eficazes para sua empresa.
Construção de estratégia
Enquanto o conteúdo audiovisual está vendo um crescente envolvimento e investimento, você não deve concentrar seus esforços no formato apenas porque é o que as outras marcas estão fazendo. O marketing de conteúdo bem-sucedido vem da construção de uma estratégia sólida para atrair a atenção do seu público, atender às necessidades e pontos problemáticos e ajudar sua empresa a atingir seus objetivos mais amplos. Se o conteúdo do vídeo permitir que você faça isso, concentre seus esforços nesse meio. A chave é agregar valor ao seu público-alvo através do formato que trará mais engajamento e maior impacto.
Priorize seus indicadores
Os canais de mídia social fornecem uma grande quantidade de dados, e não é surpresa que os profissionais de Marketing estejam usando ferramentas e tecnologias para ajudá-los a processar essas informações. Identificar e priorizar KPIs é o primeiro passo, mas você precisa das ferramentas certas para reunir e analisar esses dados para otimizar o desempenho do conteúdo e informar as táticas futuras. As ferramentas de análise de mídia social podem coletar dados de várias plataformas e redes. Identificando como o público envolve e compartilha o conteúdo de sua marca e de seus concorrentes. Rastrear e medir essas métricas é crucial para o sucesso de seus esforços de publicação de conteúdo de mídia social.
E-mail Marketing funciona
O e-mail ainda é um dos canais de comunicação mais usados para ajudar na distribuição de conteúdo. As ferramentas e a automação de e-mail marketing são essenciais para a personalização e a segmentação necessárias para explorar esse canal com sucesso. Os consumidores têm 75% mais chances de abrir emails de campanhas segmentadas do que campanhas não segmentadas.
Embora todas as formas de marketing devam ajudar sua empresa a atingir suas metas de negócios, o marketing de conteúdo coloca as necessidades do consumidor em primeiro lugar. Ela promove seus produtos e serviços e aumenta a conscientização da marca, mas também não aliena o consumidor com publicidade intrusiva. O marketing de conteúdo elimina o ruído, descobrindo o que seus clientes estão procurando e, em seguida, fornece essas informações de maneira a obter mais atenção.
Investir na criação de conteúdo é essencial: de que outra forma as marcas podem fornecer conteúdo de alta qualidade que impulsiona o envolvimento do público e produz resultados? Enquanto outras marcas estão aumentando seus orçamentos, deixar de investir significa que você não terá os recursos necessários para competir pela atenção do seu cliente.