KPIs podem indicar se a loja está faturando mais
Renato Rinco
A crise afeta a todas as áreas, especialmente as que lidam com o marketing. Quando os maus resultados chegam, são necessárias atitudes para encontrar novos caminhos que levarão ao desenvolvimento do negócio. Esse mau momento gerou oportunidades, por exemplo, para o e-commerce mostrar a sua importância dentro do mercado, fazendo com que o marketing digital seja uma das principais áreas de interesse para quem deseja faturar mais ao longo do ano.
A compra feita pela internet possui a vantagem de fazer uma rápida comparação de preços estando no mesmo lugar, sem perder tempo procurando entre as lojas. Mas para saber se o seu negócio está indo bem no e-commerce, alguns KPIs ajudam no monitoramento de dados sobre os produtos. A Taxa de Conversão é uma delas, as pessoas não perderam o interesse pela comprar, por isso continuam entrando em sites e comparando preços, se houver alguns destaques em sua loja virtual, pode ser que convença um potencia novo cliente.
Tickets Médios, assim como o poder de compra, também tendem a cair em épocas de crise, isso porque em uma empresa que faz 50 pedidos por dia, por exemplo, um ticket médio de R$80,00 que pula para R$100 representa um acréscimo de R$30.000,00 ao final de 30 dias. CPA de Mídia é também importante de ser analisado porque muitas vezes o dinheiro e tempo que gasta para conseguir um pedido, não é compatível com o lucro obtido nessa venda, é preciso saber quanto gasta e quais são as melhores plataformas de investimento no marketing.
CPR de e-mail marketing também deve ser analisado, isso porque pelo poder de compra estar abaixando, é necessário enviar propostas de produtos com desconto que chamem a atenção de seu cliente, ao invés de apenas lançar as principais peças mais caras. Para todos os KPIs acima, são necessários um bom plano de negócios, respeitando o momento em que a empresa vive e traçando um bom marketing para conseguir faturar mais.