Com a proximidade do dia 15 de março, o Google dá pistas do que o consumidor espera de uma data dedicada a ele.
Por Erica Mendes
No próximo domingo, dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor. A data já é esperada pelos consumidores em todo o Brasil, já que, a cada ano, os varejistas incrementam suas ações. Mas para ter sucesso e conquistar uma boa reputação, as empresas precisam ir além de promoções.
Pensando nisso, o centro de tendências de consumo do Google elaborou um artigo com dados inéditos de um estudo que mostra o que o consumidor espera de uma data dedicada a ele. Selecionamos as principais pistas divulgadas pela Market Insights Lead do Google Brasil, Antonella Weyler, para que você possa tirar insights de como a sua marca pode inovar esse ano.
1. Como a data pode gerar boa reputação para sua marca?
Os consumidores priorizam a comunicação clara e honesta por parte das empresas, entrega no prazo e troca facilitada de produtos. Por isso, em vez de pensar exclusivamente em uma nova campanha de ofertas, encare o momento como uma oportunidade para construir – ou fortalecer – a reputação da sua marca. Entender que os consumidores afirmam ser pouco tolerantes caso sintam que algum direito esteja sendo desrespeitado em uma data dedicada a eles é um bom começo.
Pensar além dos descontos e ancorar sua mensagem principal na demonstração de respeito aos direitos do consumidor também pode dar uma “cara”, criar uma identidade própria para a data. Apostar somente nas vantagens comerciais pode reforçar um dos pontos críticos mais lembrados pelos entrevistados: a descrença na veracidade das promoções.
É preciso driblar o impulso de oferecer apenas uma sequência de produtos a preços baixos. Portanto, em vez de se perguntar somente: “Quais ofertas especiais posso lançar neste período?”, tente partir da seguinte lógica: “O que minha marca vai fazer para o consumidor no dia dele?”.
2. Já que é meu dia, de presente eu quero…
Sim, a data continua sendo promocional e a expectativa por descontos é alta. Mas o estudo aponta que por ser o “seu dia”, o consumidor espera que as empresas façam mais e ofereçam benefícios diferenciados e mimos. Ele quer ser celebrado como consumidor, e não somente como comprador.
E para ajudar sua marca a atender as expectativas dos consumidores, a pesquisa também mostra quais os benefícios eles esperam para a data em 2020.
3. O que tem de diferente para 2020?
As buscas pelo Dia do Consumidor no Google cresceram 20% de 2018 para 2019. E em 2020 a distância entre uma data sazonal de peso como a Páscoa e o Dia do Consumidor cava uma oportunidade e deixa o terreno livre para as marcas atrelarem a conscientização dos direitos do seu comprador aos diferenciais dos seus produtos e serviços oferecidos.
Dado importante para o varejo, o faturamento em torno do dia 15 nos últimos anos aparece cada vez mais diluído, o que fortalece o conceito de “Semana do Consumidor”. Sem mencionar que a intenção de compra na data é multicategoria e multicanal, tornando-se um momento ideal para marcas e anunciantes destacarem seu amplo sortimento e trabalharem a omnicanalidade.
E vale lembrar que o brasileiro começou o ano mais otimista, o que tem reflexo direto na intenção de compra. Em janeiro de 2020, 36% dos entrevistados se consideraram bastante otimistas com a economia, e 34% disseram que as finanças pessoais estão muito melhores.
4. Indo além da lógica do consumo
Há pessoas dispostas a comprar e há espaço para marcas e varejistas se apropriarem da data. Para isso, é preciso dar dois passos para trás para entender o potencial do dia além do consumo. Resgatar a origem do dia é um grande sinal de respeito que podemos oferecer.
A partir daí, abrem-se os caminhos para a construção de uma estratégia de marketing que crie uma identidade própria para a data além do consumo e que, ao mesmo tempo, reforce o compromisso das marcas com seus clientes. Afinal, aqueles que demonstrarem preocupação e respeito pelo consumidor encontrarão uma ótima maneira de associar vendas com construção de reputação no mercado. E, claro, sem perder de vista quem deve ser o principal protagonista da data: o consumidor. O que sua marca vai fazer no dia dele?