A nova pesquisa de varejo do buscador também captou um aumento de demanda por subcategorias de moda, produtos relacionados ao frio e ao conforto como pijamas
Por Naiara Bertão
A quarentena pode até ter prejudicado relacionamentos por aí, mas há também os que se aproximaram ainda mais. A pesquisa mais recente do buscador Google sobre demanda de produtos no varejo on-line mostra que a procura por alianças de ouro cresceu 61% na semana de 30 de maio a 5 de junho, comparada à semana anterior (23-29 a maio).
Joias, relógios e lingeries, ou seja, produtos presenteáveis no Dia dos Namorados, foram os termos mais buscados na categoria moda na última semana.
Categoria moda (30/05 a 05/06 X 23 a 29/05)
• Aliança de ouro: +61%
• Relógio feminino: +26%
• Relógio masculino: +18%
• Lingerie: +14%
• Anel: +13%
O Google também levantou quais as categorias e subcategorias que mais cresceram em interesse na semana de 30 de maio a 05 de junho em relação a um ano antes (52 semanas atrás). Apesar de a época ser bem próxima do Dia dos Namorados, foram os produtos mais buscados em geral na semana analisada.
Em 30 de maio e 5 de junho, os cuidados com a casa é que levaram a mais buscas na internet, em especial cama, mesa e banho, cujo aumento de procura foi de 138%. As buscas por móveis e eletroportáteis mais do que dobraram também em relação ao ano anterior.
Categorias com maior alta entre 30/05 e 05/06 (em comparação ao mesmo período do ano passado)
• Cama Mesa e Banho +138%
• Móveis +115%
• Eletroportáteis +113%
• Informática +103%
• Utilidades domésticas +102%
Dentre os móveis, a procura pelos de escritório continua mostrando força e crescendo, se tornando a subcategoria com maior destaque no ano (+213% comparado ao ano anterior).
Em utilidades domésticas, um item em especial de limpeza chamou a atenção: o Google registrou um aumento de 159% no interesse dos internautas pelo “Mop Esfregão”, quando comparado ao ano anterior.
Moda
Outra categoria sempre bem posicionada em buscas, independente do Dia dos Namorados, é a de moda. Na primeira semana de junho, ainda na comparação anual, o interesse por itens de moda cresceu 19%, segundo o Google. Dentre suas subcategorias, os consumidores estão mais atrás de itens para o frio, como casacos e jaquetas, que subiram 82% de interesse, seguindo a queda dos termômetros em muitas cidades.
O prolongamento da quarentena – e do home office – em boa parte do Brasil também fez o brasileiro buscar por produtos confortáveis para ficar em casa, como pijamas (314%), chinelos e pantufas, que tiveram uma alta de buscas de 265% na primeira semana de junho comparado ao ano anterior.
As subcategorias de joias e relógios cresceram 27% e roupas íntimas cresceu 60% comparado ao ano anterior.
Fonte: Valor Investe