Saiba como utilizar essa ferramenta e todos os seus benefícios
Por Maria Lilian
Recentemente o WhatsApp lançou seu mais novo recurso, o WhatsApp Payments, que já está disponível no Brasil. Com acesso liberado em celulares com sistema Android e iOs, ele permite a realização de transferências bancárias dentro do próprio aplicativo.
A proposta vai facilitar a vida dos usuários brasileiros que possuem contas pessoais ou comerciais, (WhatsApp Business). A partir de agora, portanto, pessoas e empresas poderão enviar e receber dinheiro pelo app, por meio do Facebook Pay.
E para usufruir do novo serviço é muito simples: basta habilitar o número de telefone cadastrado no WhatsApp e, em seguida, configurar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira do Facebook Pay — e escolher uma senha numérica (PIN) de seis dígitos como proteção.
Essa etapa de cadastramento é necessária para salvar as informações no banco de dados central, mesmo local que coleta elementos para cobrança de links patrocinados, no próprio Facebook e também no Instagram.
Atualmente, a lista das instituições bancárias é composta pela Nubank, Banco do Brasil, Sicredi, Visa e Mastercard. Já as transferências podem ser feitas somente com cartões de débito ou combo suportados.
Qual o limite de transferências por dia?
Usuários de contas pessoais podem realizar até 20 transações diárias, desde que não ultrapassem o valor de R$ 1 mil reais. Durante o mês inteiro, as transferências não podem ser maiores que R$ 5 mil reais.
Além da facilidade em realizar pagamentos de forma online, outra vantagem do WhatsApp Pay é que ele não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras realizadas em empresas com conta no WhatsApp Business.
Para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações. Entretanto, o app cobra uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%.
As transações aparecem no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o valor. Os usuários terão acesso ao histórico de pagamentos pelo WhatsApp e podem conferir o status das transferências, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Para realizar um pagamento pelo WhatsApp, será necessário seguir os seguintes passos:
Escolha uma conversa dentro do app, toque no ícone de clipe de papel e escolha a opção “Pagamento”;
Insira o valor e escolha o cartão que será utilizado;
Toque na opção “Pagar” para confirmar a transação e insira seu PIN do Facebook Pay.
Lembre-se que antes dessas ações práticas é importantes estar cadastrado no Facebook Pay para poder receber o dinheiro.
Também é possível cadastrar um cartão no Facebook Pay diretamente no WhatsApp. Funciona assim:
Escolha uma conversa, toque no ícone de clipe de papel e então toque em “Pagamento”;
Insira o valor e toque no ícone de seta;
Abaixo de “Adicione sua forma de pagamento”, toque em “Começar”;
Toque em “Continuar” para aceitar os termos do WhatsApp e do Facebook;
Crie um PIN (senha numérica de 6 dígitos) para o Facebook Pay, e digite-o novamente para confirmar;
Insira seu nome completo e CPF;
Adicione um cartão de débito ou crédito emitido por um dos bancos participantes, incluindo número, validade e CVV, e toque em Adicionar cartão;
Escolha como verificar seu cartão: por meio de um código via SMS, e-mail ou app do banco;
Digite o código recebido e toque em “OK”.
Como receber pagamentos de clientes pelo WhatsApp Pay?
Outra novidade é que micro e pequenas empresas poderão aceitar pagamentos via WhatsApp Business com processamento feito pela Cielo. Não há taxas fixas, mensalidades, nem a necessidade de alugar ou comprar maquininhas.
No WhatsApp Business, toque em Menu > Pagamentos;
Toque em Facebook Pay, escolha a opção “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar”;
Em seguida toque novamente em Continuar para aceitar os termos do WhatsApp, Facebook e Cielo;
Crie uma conta Cielo com CPF ou CNPJ, nome da empresa, endereço e dados pessoais do responsável (nome, data de nascimento, e-mail e CPF);
Insira seus dados bancários, incluindo banco, agência, conta e tipo de conta;
A verificação da conta será feita em até 3 dias úteis, e então será possível receber dinheiro via WhatsApp.
É seguro utilizar o WhatsApp Pay?
Como as informações sobre pagamentos precisam ser repassadas às instituições financeiras, as transações não podem ser protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. Mesmo assim, o WhatsApp garante que todos os dados fornecidos são armazenados de forma completamente segura e todas as informações concedidas ao WhatsApp possuem criptografia entre os servidores do aplicativo e o celular do usuário.
Além disso, o Facebook recomenda que informações como o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e códigos de verificação sejam mantidas em sigilo. Para maior segurança, a autenticação em dois fatores também pode ser ativada, bem como o reconhecimento facial e biométrico ao abrir o app.
Vantagens do WhatsApp Pay para as empresas
O WhatsApp Pay será um recurso incrível para os negócios e, principalmente para pequenas empresas, será uma mudança realmente vantajosa. O WhatsApp vai além de um simples app de mensagens!
Com esta novidade, o WhatsApp poderá ser uma plataforma completa, funcionando ainda mais como um canal de negócios. Principalmente neste período de pandemia, o qual muita gente está tentando reduzir os impactos que o coronavírus causou na economia.
O WhatsApp Business já veio com uma grande sacada ao permitir que as marcas divulgassem seus catálogos de produtos na janela de contato. Agora, além dessa opção, o usuário pode realizar sua compra e efetuar o pagamento ali mesmo, tudo em um único lugar!
Às pequenas empresas, principalmente as que estão engatinhando no e-commerce: essa é mais uma oportunidade de agradar o consumidor, gerar mais conversões e ampliar seu negócio por meio dessa rede social tão popular.
Praticidade, agilidade e segurança, sem grandes complicações. Sem dúvida o WhatsApp Pay é mais um serviço digital que veio para revolucionar o mercado e trazer conveniência para usuários e pequenos empresários.
Fonte: Maria Lilian Lú