FENINJER+

Por que você deve estar atento ao mobile commerce?

Por que você deve estar atento ao mobile commerce?

Por que você deve estar atento ao mobile commerce?

Contar com uma gestão integrada é imprescindível para que se tenha visibilidade completa de todas as áreas   

Por Marcel Farto

Indicadores apontam que a presença da internet é de 74,7% entre os brasileiros. Esta facilidade de acesso demonstra que há oportunidades para o comércio crescer por meio das vendas digitais. E é o que tem acontecido.

A curva de crescimento do e-commerce brasileiro nos últimos anos fez com que se tornasse centro de investimentos de grandes marcas conhecidas em outras regiões do mundo, como a Amazon, as quais encontraram o momento de aproveitar os consumidores já adeptos ao modelo de compras on-line e os novos.

Essa estimativa foi potencializada no primeiro semestre de 2020 quando as vendas digitais bateram recordes. Estudos indicam a adesão de novos consumidores para o ambiente digital e apontam que a curva tende a manter-se em ascensão nos próximos anos.

Entre os novos e velhos clientes virtuais há uma similaridade: ambos utilizam os dispositivos móveis para navegar nas lojas e realizar as suas compras. De acordo com o recente estudo The Covid-19 Series do Itaú BBA, 43,1% das vendas do e-commerce acontecem via smartphones, o que exige das marcas estratégias diferenciadas de experiência do cliente.

Mas vale ressaltar que 62% dos consumidores não voltam a comprar em lojas com as quais tiveram uma experiência ruim (dados do Google).

Então, para aumentar e garantir a experiência no mobile commerce é preciso olhar a sua loja por dentro, ainda na estratégia, e proporcionar ao cliente:

Fácil e rápida navegação;

Digitação simples;

Pagamento descomplicado;

Segurança.

Mas como impulsionar as vendas e transformar o seu e-commerce em uma experiência mobile?

O primeiro passo é saber que o mobile commerce já é realidade. O m-commerce, como é chamado, acontece quando as pessoas compram via um dispositivo móvel.

Sabendo que o consumidor atual é omnichannel, o lojista também deve adotar uma estrutura para integrar os canais e atender à demanda em todos eles.

Os principais recursos para compor esse ambiente multicanal são:

Layout responsivo

Você pode aproveitar a plataforma que já faz as suas vendas, buscando adaptá-la para um layout responsivo.

Essa responsividade faz com que as páginas de um site sejam exibidas em qualquer formato de tela, sem que haja perda das informações. Ou seja, proporciona a mesma experiência e facilidade de navegação em sua loja virtual pelo desktop ou pelo mobile.

Análise de dados

Os dados são grandes aliados na compreensão do seu negócio e do que é tendência. Compreender quais são as direções para o segmento de atuação é fundamental para se destacar dos competidores e crescer.

Além dessas informações macro, analisar o perfil do consumidor, como ele se comporta em cada canal e suas preferências norteiam as ações que serão feitas para impactar cada um.

Marketing digital

É preciso focar nessa experiência omnichannel para os que já são clientes e os potenciais. Isso porque eles são o foco das ações e enxergam o todo da marca, não apenas a loja virtual ou a física.

Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso convergir os canais, fazer com que os produtos estejam disponíveis em todos eles, além de aproximar os consumidores por meio das redes sociais.

Ao impactá-los nas redes que mais utilizam, como Instagram, Facebook e YouTube, as conversões costumam ser mais assertivas e rápidas, já que há o impulso de compra no momento de impacto.

Gestão integrada

Contar com uma gestão integrada é imprescindível para que se tenha visibilidade completa de todas as áreas, reunindo e analisando as informações e resultados para inovar com novas funções e aplicações da loja virtual.

Essa visão geral do negócio é dada a partir de um sistema único que analisa todos os setores: financeiro, estoque, compras, fluxo de caixa, comercial. Com isso, compreende-se a jornada do cliente em todos os canais e como levar a sua marca até ele da maneira mais assertiva.

Nos dias atuais, essa proximidade é feita, em maior parte, a partir dos dispositivos móveis, os quais serão cada vez mais decisivos na escolha do cliente pela facilidade e praticidade de acesso.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima