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A importância do fluxo de caixa para um e-commerce sustentável

A importância do fluxo de caixa para um e-commerce sustentável

A importância do fluxo de caixa para um e-commerce sustentável

Veja dicas para gerenciar o inventário de maneira inteligente

Por Josele Delazeri de Oliveira

Imagem: Pexels

Quando falamos na saúde financeira do seu e-commerce, é muito importante separar a conta pessoa física da conta pessoa jurídica. Dessa forma, você terá  um melhor e mais preciso controle sobre as finanças.

Todas as empresas de comércio eletrônico em algum momento enfrentam problemas de fluxo de caixa. Esse é o nome do jogo: quanto mais você vende, mais você compra. Veja que as declarações de lucros e perdas não mostram quanto dinheiro você ganhou, mas apenas quanto lucro/perda ocorreu naquele mês específico.

O fluxo de caixa é rei para um negócio de e-commerce. Este é o coração de qualquer pequena empresa, especialmente um negócio de varejo online. A seguir, vou mostrar diferentes estratégias que podem ajudá-lo a prever e gerenciar melhor seu fluxo de caixa e entender melhor suas demonstrações financeiras.

Um indicador que alguns empreendedores têm dificuldade em diferenciar é faturamento e lucro.

Faturamento x lucro: uma visão geral

O faturamento é o valor total da receita gerada pela venda de bens ou serviços relacionados às operações principais da empresa. O lucro, que normalmente é chamado de lucro líquido ou resultado final, é o valor da receita que permanece após a contabilização de todas as despesas, dívidas, fluxos de receita adicionais e custos operacionais.

Use um orçamento de fluxo de caixa

Não importa quais receitas e despesas você está prevendo. Isso não significa nada sem um orçamento de fluxo de caixa real. Você precisa rastrear o dinheiro que tem, o dinheiro que você deve e o dinheiro que as pessoas lhe devem.

Reduza suas despesas gerais

Avalie suas despesas gerais e encontre maneiras de reduzir seus gastos para economizar dinheiro. Talvez você possa fazer ajustes nos custos de publicidade, serviços públicos e/ou taxas legais.

Estratégia: use o Ticket Médio e CLV para orçar campanhas de marketing

O ticket médio é a quantidade média de dinheiro que cada um de seus clientes gasta por pedido. Isso mostra quanto você pode gastar com novos clientes para garantir que seu primeiro pedido seja lucrativo.

Customer Lifetime Value (CLV) é o valor da receita que um cliente gera em todo o relacionamento comercial com sua empresa. Se você não está convertendo compradores ocasionais em compradores recorrentes, seu ticket médio pode ser significativamente baixo.

Quanto mais valiosos forem seus clientes ao longo do relacionamento com sua marca, maior será o retorno sobre os investimentos feitos em publicidade e aquisição de clientes. Esses dados podem ser usados ​​com seu custo de aquisição de clientes para determinar quanto tempo leva para recuperar seus gastos em marketing e outros esforços de aquisição de clientes.

Coloque margens de proteção em seus cálculos

Ao calcular o fluxo de caixa e as reservas, você não quer cortar toda a gordura. Prepare-se para um dia, mês, trimestre ruim. Isso também inclui impostos!

Melhore seus relacionamentos com fornecedores (e obtenha melhores condições)

Você sabe que ter um bom relacionamento com seus compradores pode ser crucial para garantir seu primeiro pedido e obter pedidos repetidos. Do lado da compra, um bom relacionamento com seus próprios fornecedores é tão importante quanto.

Preservar uma boa reputação com seus fornecedores manterá sua produção de estoque funcionando sem problemas, o que significa sem surpresas ou atrasos — apenas mais dinheiro no bolso à medida em que você continua a fazer vendas. Ter mais dinheiro disponível também lhe dá alguma margem de negociação.

Gerencie o inventário de maneira inteligente

Não exagere em itens de movimento lento. Verifique as quantidades mensais necessárias para distribuir os pedidos de tais itens o máximo possível ou descarte-os totalmente;

Veja quais produtos recebem pedidos repetidos e organize estoque para eles;

Observe as correlações dos produtos com os produtos mais vendidos — o que mais você precisa ter sempre em estoque?;

Planeje suas campanhas com bastante antecedência para projetar o estoque necessário e o dinheiro necessário para fornecê-lo;

Acelere o giro do estoque. Execute uma campanha com um produto em destaque no momento de estocá-lo. Isso permitirá que você venda rápido e coloque o dinheiro em novo estoque novamente, gerando mais receita com mais rapidez. Faturamento é ego, lucro é conceito e o fluxo de caixa é rei.

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