A arte de contar histórias pode trazer benefícios se aplicada às redes sociais
Por Clara Lemos
O storytelling, ou a arte de contar histórias, existe desde os primórdios da humanidade. O ser humano sempre se apegou às narrativas, reais ou imaginárias, para se comunicar e estabelecer laços com seus iguais. Contar histórias por meio das redes sociais envolve os seguidores em narrativas e aciona sua curiosidade e vontade de continuar seguindo aquela empresa ou pessoa. A humanização de uma empresa por meio das redes sociais é uma ótima estratégia que certamente traz resultados positivos.
As pessoas gostam de ver que por trás de uma empresa existem pessoas que podem se identificar, o famoso “gente como a gente”. Por isso, mostrar nas redes sociais quem faz parte da equipe, um pouco da rotina do trabalho, a jornada da empresa para chegar onde chegou, é fundamental para estabelecer laços mais estreitos com o público. Ter constância nos storys, por exemplo, interagindo e mostrando fragmentos de rotina faz o interesse pela marca crescer.
Mais do que pensar unicamente em conversão e vendas, a presença de empresas nas redes sociais deve ter como objetivo criar valor às mesmas. Se tornar autoridade no nicho, disponibilizando conteúdos de qualidade e promovendo interação, faz com que a marca seja lembrada na hora de realizar uma compra e indicada a outras pessoas. Mas é preciso ser autêntico e sincero ao contar histórias, mostrando aquilo que realmente se vive e não copiando conteúdo de outros perfis.