Rever os pontos essenciais do negócio pode ajudar a atravessar essa nova onda da pandemia
Por Gabriel Moura
Diante da extensão da pandemia no Brasil e do cenário de incertezas que o país vive, as empresas devem se voltar mais do que nunca para uma gestão cautelosa. Vale fazer uma revisão geral do negócio, escolher prioridades e rever metas.
Para isso, a recomendação básica dos especialistas em negócios é planejar um quadro com a visão clara de quais são os objetivos para esse momento, para o dia seguinte, para a próxima semana, para o próximo mês. Assegurar o momento presente é essencial para garantir o futuro.
Os líderes precisam avaliar os recursos que estão disponíveis e determinar o que precisa ser feito. Por exemplo, se a loja física está fechada ou operando em horários restritos, foque nas vendas online e incentive a equipe a fazer contato com seus clientes ativos.
Apesar da crise, as pessoas continuam fazendo aniversário, os bebês continuam nascendo e muita gente continua buscando presentes significativos para marcar os momentos especiais. Oriente os vendedores nesse sentido e deixem a crise de lado.
Use o potencial criativo da sua equipe para encontrar soluções inovadoras. O mundo está fora da ordem e acabou a zona de conforto, portanto é preciso avançar em novos caminhos. Não busque soluções. Faça perguntas que possam ajudar a encontrar novas oportunidades.
Faça testes para validar essas novas ideias e não esqueça de alinhar com o seu time os novos rumos e metas da empresa.