Um bom planejamento de social media precisa estar alinhado com os objetivos que a marca deseja alcançar
Por Clara Lemos
A importância das marcas estarem presentes nas redes sociais já é óbvia: é um passo importante para estabelecer contato com os clientes, humanizar a marca e captar leads. Mas essa presença exige planejamento e monitoramento constantes, e é aqui que as marcas costumam falhar. Para ter uma presença digital de sucesso, é preciso estabelecer os objetivos, a persona, os canais, a frequência de posts e o monitoramento dos resultados.
A definição do objetivo da marca a curto, médio e longo prazo é o passo inicial. É importante estabelecer metas e formas de quantificá-las para avaliar o que deu certo ou não. Com as metas estabelecidas, é hora de definir a persona, que é mais específica que o público alvo. Assim, sabendo quais canais a persona está presente, é possível escolher os canais de atuação, pois não faz sentido estar em uma plataforma onde a persona não está.
Os próximos passos do planejamento são estabelecer a linha editorial: quais assuntos serão tratados nas postagens, e como eles serão tratados; o calendário de postagens e frequência de posts; a produção de conteúdo; a mensuração dos resultados, e assim por diante. Um bom planejamento não precisa ser engessado, é importante que adaptações ocorram ao longo do caminho para a adequação e sucesso da presença digital.