Mais do que ter a preferência dos clientes, o marketing de relacionamento ajuda uma marca a criar uma comunidade de fãs
Por Clara Lemos
Construir uma comunidade digital de pessoas fanáticas pela sua marca é possível e viável. Já pensou ter a cartela de clientes que acompanha de perto as novidades e espera ansiosamente por um posicionamento da marca, e até mesmo por interagir com seu perfil nas redes sociais? É isso que o marketing de relacionamento busca: fidelizar clientes que contarão sobre sua marca às pessoas do seu círculo social, aumentando seu alcance organicamente.
Para alcançar esse objetivo, é importante que sua empresa invista na proximidade com os clientes e clientes em potencial, humanizando a marca, mostrando bastidores, dia a dia, pedindo a opinião do público, deixando que ele faça escolhas de lançamentos por exemplo, e fazendo-o sentir que a marca se importa com ele e com sua opinião. Assim, ele desenvolverá uma relação carinhosa com a marca, o que só trará benefícios.
Mais do que um produto, os clientes hoje procuram por valor social agregado. O que inclui delimitar bem a persona, saber o que ela busca e deseja, e entregar isso a ela. Também é importante ter redes sociais, site e canais de comunicação sempre atualizados e operantes, investir em um bom atendimento e aplicar os valores da marca em tudo aquilo que ela faz e entrega. Com esses elementos, é possível criar uma base sólida de admiradores e clientes fiéis.