Rede de joalheria amplia a automatização de seus processos, visando atender os colaboradores espalhados em mais de 280 pontos de vendas
Da Redação
A rede de joalheria Vivara deu mais um passo importante na sua jornada de transformação digital ao automatizar a gestão de serviços. A implementação faz parte de uma série de automações e integrações em desenvolvimento que visam otimizar a experiência dos mais de 3 mil colaboradores da rede, permitindo o acesso às principais demandas internas em uma única plataforma, no caso, a solução SoftExpert.
“Identificamos que a solução reunia diversas funções em uma única ferramenta e que ela se adequa bem às estratégias do nosso negócio e às necessidades do dia a dia, além do seu custo ser mais atrativo, se comparado aos demais players de mercado”, ressalta Tabata Kijotoki, coordenadora de eficiência da Vivara.
Um dos desafios da empresa – que tem hoje mais de 280 pontos de vendas espalhados por todo o país, além da fábrica em Manaus e do escritório administrativo em São Paulo – era reduzir a quantidade de e-mails que circulam entre as áreas corporativas e as lojas, além de melhorar a rastreabilidade dos processos. “Nosso principal objetivo com as automações é facilitar o dia a dia do colaborador no acesso às informações e também a liderança, permitindo que boa parte do tempo antes despendido com atividades operacionais seja dedicado para atividades estratégicas”, pontua.
Segundo Tabata, com os processos de negócio e a gestão dos serviços automatizados foi possível melhorar a rastreabilidade das informações, aumentar a produtividade e o controle dos indicadores. “Os ganhos são muitos! Com a implementação da ferramenta conseguimos reduzir o volume de e-mails, ter controle dos SLAs das atividades, indicadores disponíveis em tempo real, dashboards customizados de acordo com a necessidade e padronização dos processos”, afirma.
A coordenadora da Vivara ainda destaca a importância de ações vinculadas a essa nova cultura corporativa voltada ao processo de transformação digital, de forma a mudar o mindset dos usuários, ressaltando que os novos processos facilitarão sua jornada. “Em 2021, tivemos um aumento de aproximadamente 80% de solicitações e processos transacionados na ferramenta, se comparado a 2020, este é um indicador muito importante e que nos traz a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Tabata.
Próximos passos
Como parte da trilha de evolução digital, em novembro de 2021, a Vivara, em parceria com Take Blip, lançou a Vicky, um chatbot destinado aos colaboradores. A assistente virtual que hoje atende às demandas do departamento pessoal, oferecerá outros serviços, como o service desk, a partir da integração com o SoftExpert Suite, que já está em fase de implementação. “A suíte da SoftExpert faz parte da Transformação Digital da Vivara, e como próximos passos queremos integrá-la com outras soluções, como nosso ERP, e desenvolver mais projetos de automação de processos com as soluções de RPA (Robotic Process Automation) e chatbot”, finaliza.