Da combinação entre as inteligências emocional e artificial até a ampliação de parceiras entre empresas concorrentes, veja o que suas equipes de marketing, produto e inovação devem ficar de olho
A WARC, uma das mais renomadas empresas de consultoria e pesquisa na área de marketing, divulgou 5 tendências de comunicação e marketing, a fim de nortear as ações das empresas em 2022.
Chama a atenção, por exemplo, a combinação de inteligência emocional (IE) com inteligência artificial (IA) e a ampliação de parcerias entre empresas concorrentes. Outras, que estão sendo colocadas em práticas como tecnologia e dados, não são novidades, porém, agora estão fortemente presentes, muitas vezes, sendo a espinha dorsal de uma estratégia.
Confira abaixo os pontos que seus colaboradores de marketing, produto e inovação devem ficar atentados, listados no artigo ‘Marketing Trends 2022: Technology, Artificial Intelligence and Internet of Things – WARC’.
- Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Emocional (IE)
Com o contínuo desenvolvimento das IAs, existirá um salto evolutivo para tornar as interações mais naturais. Nesse cenário, o uso combinado de Inteligência Emocional e Artificial será o caminho para tornar as máquinas mais conscientes das emoções humanas. Dessa forma, as interações passivas que temos hoje como, por exemplo, ‘Alexa, toque uma música’, serão mais complexas, com as Ias analisando dados cognitivos e emocionais. Neste ano, as empresas estão pensando em como implementar a IE em seus chatbots, produtos, atendimentos e serviços para tornar a interação mais humanizada.
- Total Experience (TX)
O objetivo do Total Experience é oferecer uma melhor experiencia a todos que estão relacionados a empresa (clientes, colaboradores e parceiros). Assim, ela envolve estratégias de Experiência o Cliente e do Colaborador. A experiência dos colaboradores está intrinsicamente relacionada com a experiência dos clientes. Para entregar um TX, as marcas irão investir, cada vez mais, em inovações e tecnologias para elevar a Experiência do Colaborador, além dos investimentos com os clientes.
- Internet das Coisas (IoT – Internet of Things)
As tecnologias conectadas têm permitido experiências de autoatendimento, como lojas checkout-free, relógios inteligentes para monitorar a saúde e carros autônomos. A partir deste ano, haverá um foco ainda maior no papel da Internet da Coisas para conectar as experiências físicas e digitais das marcas. Investir em IoT será fundamental para impulsionar serviços de autoatendimento e continuar satisfazendo as necessidades dos clientes.
- Dados impulsionam oportunidades de negócios
O poder dos dados para prosperar os negócios não é novidade, porém o que veremos com mais força esse ano serão os dados como parte inerente do processo criativo, permitindo as empresas desenvolverem produtos, serviços e modelos de negócios embasados em informações. Em um mundo tecnológico e conectado, as empresas têm diversas oportunidades de coletar dados e usá-los para se adaptar às necessidades de seus clientes em tempo real.
- Redes de co-criação mais amplas
A maioria as empresas está buscando maneiras de oferecer uma experiência totalmente integrada entre os diferentes pontos de contato, principalmente agora com os ecossistemas digitais. E nesse cenário, as marcas precisam reconhecer a importância da colaboração com fornecedores parceiros e até concorrentes. As marcas que enxergarem oportunidades de negócio por meio dessas parcerias poderão oferecer produtos e serviços exclusivos a seus clientes, além de beneficiar todos os players envolvidos.